Saúde

Pela terceira semana, Fernandópolis tem queda nos casos de Covid-19



Pela terceira semana, Fernandópolis tem queda nos casos de Covid-19

Pela terceira semana seguida, Fernandópolis vem registrando desaceleração nos casos conhecidos de Covid-19. A semana epidemiológica entre os dias 4 e 11 de fevereiro, o total de registros chegou a 719 casos, 20% menos que o registrado na semana anterior (902) que já vinha de queda de 21% no contágio.
Os dados dos boletins epidemiológicos divulgados pela Secretaria de Saúde apontam o total de casos identificados por exames desde 1º de janeiro já atinge 6,5 mil. Os casos de mortes passaram a aumentar a partir da última semana de janeiro e continuam neste mês.
Segundo o secretário da Saúde Ivan Veronesi, levantamento da equipe de Vigilância Epidemiológica 60% das mortes registradas eram de pessoas vacinadas com pelo menos duas doses. Todavia, fatores como idade avançada e comorbidades contribuíram para o óbito. Os outros 40% eram de pessoas não vacinadas.
De acordo com Veronesi, a boa notícia na semana é que o número de casos de internação está em queda. As pessoas na UPA – Unidade de Pronto Atendimento – internadas na quarta-feira eram seis. Na quinta, esse número caiu para dois. Houve a transferência de dois pacientes para o Hospital de Base e dois tiveram alta. 
Veronesi acredita que estamos saindo da fase mais aguda de contaminação pela variante Ômicron.  

LABORATÓRIO MÓVEL
O laboratório móvel do Instituto Butantan começou a fazer o mapeamento dos casos de Covid em Fernandópolis e mais seis cidades da região. O Lab Móvel está instalado em Mirassol.
Esse laboratório vai mapear e sequenciar os vírus da Covid-19, identificando as variantes que circulam na região, e acelerar o processo de testes de casos suspeitos. A previsão é da análise de três mil testes por semana.
Além de Mirassol, onde o laboratório foi instalado, outros municípios da região também serão mapeados pelo Instituto Butantan: Fernandópolis, Pindorama, Bady Bassitt, Bálsamo, Guapiaçu e Tanabi.