Saúde

Pelo segundo ano seguido, vacinação de cães e gatos é suspensa



Pelo segundo ano seguido, vacinação  de cães e gatos é suspensa

A campanha de vacinação contra a raiva no estado de São Paulo foi adiada por conta da pandemia do novo coronavírus. A Secretaria de Estado da Saúde já havia informado que a decisão sobre a vacinação de cães e gatos foi tomada em conjunto com as administrações municipais. Segundo a pasta, a medida é para evitar possíveis aglomerações durante uma campanha. 
A secretaria de Comunicação da Prefeitura de Fernandópolis confirmou que a vacinação fica a critério do governo do Estado e já foi confirmado que não haverá envio de vacinas para campanha. No ano passado, a campanha também não foi realizada por falta de vacina. 
Tradicionalmente, a ação ocorria entre os meses de agosto e setembro. A campanha não tem data definida e poderá ser reprogramada dependendo da evolução do cenário epidemiológico do novo coronavírus em São Paulo. "Em SP, as ações de vigilância, prevenção e controle da raiva são constantes, e há mais de duas décadas foi eliminada a circulação da variante canina”, explica a diretora do Instituto Pasteur, Luciana Hardt. Desde 1997, o estado não registra casos de raiva em humanos provocadas pela variante canina, e desde 1998 não há casos caninos e felinos.
Em 2019, a campanha não foi realizada por falta de vacinas, conforme revelou na época o veterinário do CCZ – Centro de Controle de Zoonoses de Fernandópolis – Mileno Tonissi, durante entrevista no programa Rotativa no Ar da Rádio Difusora. 
Para realizar a campanha anual de vacinação de cães e gatos, o CCZ recebia cerca de 11 mil doses da vacina, suficiente para atender a demanda da cidade. Quando anunciou a suspensão no ano passado, o veterinário do Centro de Zoonoses chegou a manifestar preocupação sobre a quebra do ciclo de proteção imunológica dos animais conseguido pela imunização contra a raiva principalmente pelo fato do vírus da raiva circular na região e ter sido encontrado em morcegos. A vacina pode ser encontrada nas clínicas veterinárias particulares de Fernandópolis.