Geral

Perto do fim do prazo, metade do rebanho ainda não foi vacinado na região de Fernandópolis



Perto do fim do prazo, metade do rebanho ainda  não foi vacinado na região de Fernandópolis

Termina segunda-feira, 31, o prazo para vacinação de bovinos e bubalinos de todas as idades pela Campanha de Erradicação de Febre Aftosa, realizada pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Números divulgados esta semana pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado mostram que 53% do rebanho ainda não foi imunizado.

Em todo o Estado de São Paulo deverão ser vacinados 10,5 milhões de bovídeos (bovinos e bubalinos). No EDA – Escritório de Defesa Agropecuária – que também municípios de Estrela d´Oeste, Meridiano, Indiaporã, Macedônia, Pedranópolis, Guarani d´Oeste, Mira Estrela, Ouroeste, Populina, Turmalina e São João das Duas Pontes, existem 2.729 propriedades cadastradas com 247.471 animais cadastrados. Desse total, 46,5% foram declarados vacinados. Restam ainda 53% do rebanho que precisa ser vacinado até segunda-feira. O pecuarista tem até o dia 7 de junho para declarar a vacinação. E não sofrer sanções previstas, como multas.

A imunização contra doenças que geram alto impacto comercial e em saúde animal, como a febre aftosa, está mantida, observados os protocolos de enfrentamento à pandemia de coronavírus.

"Os proprietários devem adotar medidas que minimizem o contato social para adquirirem as doses da vacina, de preferência entrando em contato com as revendas e agendando, quando possível, a entrega na propriedade rural no sistema delivery", orienta o médico veterinário Adriano Macedo Debiazzi, do Programa Estadual de Controle e Erradicação da Febre Aftosa.

A declaração da vacinação deve ser realizada de preferência por meio eletrônico, através do sistema informatizado Gestão de Defesa Animal e Vegetal (Gedave), em www.gedave.sp.gov.br.