Levantamento da OCDE, que traz dados sobre o ensino fundamental brasileiro, revela ainda que Brasil tem cerca de 31 alunos por sala de aula, índice acima da média mundial.
Embora 94% dos professores do ensino fundamental no Brasil tenham completado o curso superior, apenas 76% passaram por programas de formação antes de começar a carreira. Significa que 24% saíram da faculdade e foram direto para a sala de aula sem estar preparados.
No Chile, a cada 10 professores, 9 recebem treinamento. Na Austrália e no Canadá, quase ninguém entra em sala de aula sem conhecer o ambiente de trabalho.
A pesquisa TALIS 2013, da OECD, abordou as condições de ensino e aprendizagem em escolas públicas e privadas de 34 países, entre eles França, Dinamarca e Estados Unidos. Cento e seis mil professores participaram. No Brasil foram mais de 14 mil. Outro dado que chama a atenção é a superlotação nas escolas brasileiras. O Brasil tem uma média de 31 alunos por sala de aula. A média mundial é de 24.
Segundo a especialista em educação e comentarista da CBN, Ilona Betiquirrazi, a superlotação prejudica o aprendizado do aluno.
O levantamento da OECD mostra também que os professores do ensino fundamental no Brasil gastam, em média, 6 horas a mais lecionando do que os demais países.