Política

Pessuto anuncia saída de Ortunho para ser candidato a prefeito



Pessuto anuncia saída de Ortunho  para ser candidato a prefeito

O prefeito André Pessuto foi às redes sociais na manhã desta quinta-feira, 6, para anunciar que o Chefe de Gabinete Rodrigo Ortunho está deixando sua equipe de governo, dentro do prazo de desincompatibilização para ser candidato a prefeito pelo “grupão”.

O calendário eleitoral fixa o dia 6 de junho como data limite para a desincompatibilização de quem deseja se candidatar a prefeito ou a vice-prefeito e ocupa o cargo de secretário municipal. A consequência do não afastamento é ficar inelegível.

A publicação da exoneração do Chefe de Gabinete sairá na edição de hoje no Diário Oficial do Município. Pessuto ainda não anunciou quem ocupará o cargo para completar o mandato.

No vídeo, ao lado de Ortunho, Pessuto lembrou que ele está no governo desde o primeiro mandato e desejou sorte no novo desafio político. Ortunho agradeceu a confiança da equipe.

NOVOS PRAZOS

O calendário prevê outros prazos pela frente. O servidor público comum, para ser candidato tanto a prefeito quanto a vereador, são três meses de prazo (6 de julho).

E no caso de servidores efetivo, eles se afastam com o direito a vencimento. No caso de cargo em comissão ou de confiança, são os mesmos três meses, mas eles são exonerados, ou seja, vão disputar a eleição sem direito a vencimentos.

De acordo com o calendário eleitoral, as convenções partidárias que homologarão os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores devem acontecer no período entre 20 de julho e 5 de agosto.