Economia

Pessuto torna obrigatório uso de máscara durante atendimento ao consumidor



Pessuto torna obrigatório uso de máscara durante atendimento ao consumidor
AFP

Em novo decreto publicado nesta quarta-feira, 22, o prefeito André Pessuto determina aos estabelecimentos comerciais ou prestadores de serviços que não façam atendimento de consumidores que não estejam utilizando máscara de proteção. O descumprimento da medida resultará em multa no valor de R$ 500 por infração. A medida vai impactar mais os supermercados, onde o fluxo de pessoas é maior. Até agora, o uso da máscara não era obrigatório, apenas recomendado. 
Para amenizar o problema, o decreto permite que o estabelecimento forneça a máscara para os consumidores que não estejam utilizando a proteção facial. Os colaboradores também deverão usar máscaras durante o atendimento. 
À população em geral recomenda-se o uso de máscaras artesanais e não o modelo de uso hospitalar.
Outro ponto abordado no decreto, é a permissão para o atendimento no sistema drive thru que será permitido visando a retirada e pagamento da mercadoria adquirida. Algumas lojas no centro já adotaram o atendimento e levam a mercadoria até o carro.  O decreto estabelece que a Secretaria de Trânsito vai organizar o atendimento na área central da cidade. 
O decreto foi publicado na edição desta quarta-feira Diário Oficial Eletrônico, logo após o prefeito anunciar em transmissão pelo facebook de seu gabinete que não pode descumprir o decreto estadual que estendeu a quarentena até o dia 11 de maio.