Artigos

PIS/PASEP: VEJA O CALENDÁRIO DE PAGAMENTO DO ABONO SALARIAL DE 2022



PIS/PASEP: VEJA O CALENDÁRIO DE PAGAMENTO DO ABONO SALARIAL DE 2022

Finalmente o calendário de pagamentos do abono salarial foi divulgado pelo Governo Federal. O pagamento passa a ser realizado no primeiro semestre do exercício fiscal seguinte.

Todos os trabalhadores com carteira assinada, por pelo menos 30 dias (no ano-base), recebendo em média até dois salários-mínimos mensais e que esteja cadastrado há cinco anos no PIS (Programa de Integração Social) têm direito ao benefício do PIS 2022.

Os pagamentos do PIS começam em fevereiro e referem-se ao ano-base de 2020. O calendário de recebimento do benefício considera o mês de nascimento para trabalhadores da iniciativa privada, e o número final da inscrição para servidores públicos.

O PIS é destinado aos trabalhadores do setor privado e é pago na Caixa Econômica Federal. O Pasep é pago para servidores públicos por meio do Banco do Brasil.

 

Qual o valor do abono salarial em 2022?

 

Com o aumento do salário-mínimo em 1º de janeiro, o valor do abono salarial passa a variar de R$ 101 a R$ 1.212, de acordo com a quantidade de meses trabalhados. Só receberá o valor máximo quem trabalhou os 12 meses em 2020.

Como sacar o abono salarial?

Para sacar o abono do PIS, o trabalhador que possuir Cartão do Cidadão e senha cadastrada poderá receber nos terminais de autoatendimento da Caixa Econômica Federal ou lotéricas. Se não tiver o Cartão do Cidadão, poderá receber o valor em qualquer agência da Caixa, mediante apresentação de documento de identificação. É possível ainda receber pelo Caixa Tem, através da poupança social digital.

Os trabalhadores poderão obter mais informações a partir de 1º de fevereiro, através dos canais oficiais de atendimento da Caixa Econômica Federal, seja pelo site www.caixa.gov.br/pis, pelo aplicativo Caixa Trabalhador, ou pelo telefone 0800-726-0207.

Os servidores públicos que têm direito ao Pasep podem verificar se houve depósito em conta. Caso isso não ocorra, devem procurar uma agência do Banco do Brasil e apresentar um documento de identificação, ou buscar informações sobre o Pasep pelo telefone 0800-729 00 01, do Banco do Brasil.