Meio Ambiente

Plano de arborização urbana impõe metas até 2031



Plano de  arborização urbana impõe metas até 2031
Bairro Morada do Sol é um dos mais arborizados de Fernandópolis

Fernandópolis já tem uma meta na arborização urbana até 2031 quando pretende plantar mais de 50 mil mudas de árvores e equilibrar a cobertura arbórea da cidade. Enquanto tem bairro com cobertura acima de 30 metros quadrados de área verde por habitante, há bairros onde essa cobertura é inferior a 1 metro quadrado. 
O plano, que é ambicioso e pretende alcançar o equilíbrio, foi aprovado pela Câmara, e prevê até 2031 o plantio de 52,6 mil árvores em ruas e avenidas da cidade. 
 “É ousado, mas não é difícil de ser executado. A cobertura arbórea em Fernandópolis é ideal, mas queremos atingir um patamar mais que ideal”, avisa o secretário do Meio Ambiente o engenheiro agrônomo Luiz Sérgio Vanzela. 
O plano pretende dobrar o número de árvores nas vias urbanas. Segundo inventário realizado pela equipe que montou o plano, a cidade possui atualmente 42 mil árvores, em sua grande maioria de oitis (com produção e plantio proibidos na cidade) e em menor proporção, de aroeiras-salsa, sete-copas, ipês, cássias, patas-de-vaca, mongubas e fícus. A ideia é alcançar uma maior diversificação de espécies. 
Um total de 106 foram digitalizados para elaboração do Plano Municipal de Arborização e a equipe da Secretaria do Meio Ambiente encontrou 69 bairros com número de árvores acima da média municipal e 37 abaixo da média. 
Da lista de bairros, objeto do estudo, apenas oito apresentam cobertura arbórea acima de 20%. O Condomínio Brasília lidera a lista com cobertura de 34,2%, seguido pelo Condomínio Morada do Sol (antigo Núcleo da Cesp) com 29,8%. Esses bairros não precisam receber novas árvores. 
Os bairros com cobertura abaixo de 5% são 18. A situação mais crítica é registrada no Parque Universitário, zona sul da cidade. A cobertura arbórea atual é de 0,4% e para chegar a 19,7%, que é a meta, será necessário o plantio de 9 mil mudas de árvores. 
Centro e as avenidas também são áreas onde a arborização urbana é bastante deficiente. A questão é compatibilizar a árvore com a fachada dos estabelecimentos comerciais. Por isso, o plano prevê trabalho conjunto com a Acif.