Saúde

Plano descarta restrições econômicas e prevê testagem em massa da população na região



Plano descarta restrições econômicas e prevê  testagem em massa da população na região
Secretário de Saúde do Estado, Jean Gorinchteyn

O secretário de Saúde do Estado, Jean Gorinchteyn, apresenta nesta terça-feira, 8, m reunião no Hospital de Base de Rio Preto, o plano regional de enfrentamento à Covid-19. A proposta é criar quatro frentes de ações, com testagem em massa, rastreamento efetivo de pacientes e contatos, punição efetiva contra aglomerações e campanhas de conscientização.

O plano será gerido pelo DRS-15- Departamento Regional de Saúde -, a ser implementado nos 102 municípios da regional. O governo do Estado estará no apoio às

ações como a testagem de moradores com suspeita de infecção pelo coronavírus e contactantes (pessoas que tiveram contato com o paciente em acompanhamento pela Saúde).

Este tipo de exame é o teste rápido e indolor, pelo qual é possível detectar a proteína do nucleocapsídeo viral do SARS-CoV-2, vírus que causa Covid-19. Se o resultado for positivo, significa ter presença de infecção viral ativa no organismo do paciente. A segunda medida é o rastreamento de pacientes testados e de todos que tiveram contato com estas pessoas.

A terceira medida do plano regional, é um debate amplo com o Ministério Público, polícias Civil e Militar e autoridades sanitárias contra festas, reuniões e qualquer tipo de desobediência das normas sanitárias.

A quarta medida prevista é a criação de uma campanha de conscientização da população em geral. Segundo o diretor do HB. Jorge Fares “não tem mais ambiente para restrições econômicas. Restrição agora é para quem pode ficar em casa. Quem não pode deve tocar e seguir as regras".

O plano, de iniciativa do HB, ocorre em um momento em que a DRS-15 registra 87,2% de ocupação dos leitos de UTI Covid.

Em Fernandópolis, nesta terça-feira, a UPA tinha 50% dos leitos de UTI e de enfermaria ocupados, enquanto a Santa Casa tinha 21 pacientes internados em leito de UTI, 13 deles na UTI Covid, 2 na UTI Geral e 6 na Ala de convênio com a prefeitura.