Geral

Plano São Paulo mantém Fernandópolis na fase Laranja



Plano São Paulo mantém Fernandópolis na fase Laranja

O governo de São Paulo divulgou nesta sexta-feira, 21, que a região de São José do Rio Preto, da qual Fernandópolis faz parte, continua na fase Laranja do Plano São Paulo, o que provocou enorme decepção em setores produtivos da sociedade e já gera protestos nas redes sociais. A expectativa sobre a reabertura do comércio nos segmentos.Com a permanência na fase Laranja, o atendimento no comércio não irá mudar pelos próximos 15 dias. Ou seja, setores de bares e restaurantes e academias que estavam na expectativa de voltar com suas atividades terão que esperar um pouco mais.

A região melhorou o índice de ocupação de leitos de UTI por pacientes com a Covid-19, que nesta sexta-feira está em 76,9% mas precisa atingir 75% para avançar para a fase Amarela do Plano São Paulo.

Cinco regiões tiveram avanço de fase sendo três foram para a fase Amarela: Barretos (incluindo Olímpia), regiões metropolitanas: Oeste e Norte da cidade de São Paulo, e outras duas saíram do Vermelho a forma para a fase Laranja: Franca e Registro (Vale do Paraíba).

As regiões de Marília e São João da Boa Vista recuaram nesta avaliação e regressaram para a fase Amarela para Laranja.  Neste caso, setores como salões de beleza e barbearias, academias voltam a ter que fechar suas portas e o setor de bares, restaurantes e similares que ficam proibidas novamente de ter atendimento presencial podendo somente atender por Delivery e Drive-Thru.

nova atualização do Plano São Paulo e, no anúncio de mudanças, o governo manteve apenas seis regiões do estado na Fase 2 – Laranja. O restante das regiões, o que corresponde a 88,3% do território paulista, está na Fase 3 – Amarela, etapa de flexibilização.

Na fase amarela, as regiões podem reabrir bares, restaurantes e salões de beleza com 40% da capacidade, além de academias com 30% de vagas. Com uma mudança anunciada esta semana, estes estabelecimentos poderão reabrir por oito horas por dia, mas sem ultrapassar o horário das 22h.

O governo paulista atualiza o Plano São Paulo a cada 15 dias, observando os dados obtidos em uma semana na comparação com a semana anterior. Mas caso ele observe uma grande piora nos dados, o plano é atualizado a qualquer momento.

O Plano São Paulo é dividido em cinco fases que vão do nível máximo de restrição de atividades não essenciais (vermelho) a etapas identificadas como controle (laranja), flexibilização (amarelo), abertura parcial (verde) e normal controlado (azul). O Plano São Paulo também é regionalizado, ou seja, o estado foi dividido em 17 regiões [com a região metropolitana dividida em cinco sub-regiões] e cada uma delas é classificada em uma fase.