Saúde

Plenária da Saúde elege delegados e aprova propostas



Plenária da Saúde elege delegados e aprova propostas

A 1ª Plenária Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do município coordenada pelo Conselho Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal da Saúde, aprovou propostas e elegeu os novos delegados que vão participar das Conferências Macrorregional, Estadual e Nacional. 

O encontro reuniu público formado por entidades dos movimentos sociais de usuário do SUS, comunidades de trabalhadores de Saúde, comunidade cientifica da área da Saúde, entidades gestoras e prestadoras de serviços de Saúde conveniadas com o Sistema Único de Saúde-SUS.

No total, foram 10 grupos que discutiram três diferentes eixos: Eixo 1 - Democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde;  Eixo 2 - Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil; Eixo 3 - Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde.

A composição dos delegados contou com a participação de usuários, gestor/prestador e trabalhador, sendo eleitos oito novos representantes.  

Pelos usuários foram eleitos  Graciano Jose Ribeiro, Sueli Soares Assunção (titulares) e Sandra Maria Paiva Pereira e Vanusa Cristina Alves Marcasi Cerosi (suplentes); pelo grupo gestor/prestador Sandra Regina de Godoy (titular) e José Martins Pinto Neto (suplente); e pelo grupo representante dos trabalhadores Rauer Ferreira Franco (titular) e Rosimeire de Souza Gilhoti (suplente).