Polícia

PM implanta “Cabine Lilás” no atendimento às mulheres vítimas de violência



PM implanta “Cabine Lilás” no atendimento  às mulheres vítimas de violência

Começou a funcionar neste sábado, 8 de março – Dia Internacional da Mulher – a Cabine Lilás para atendimento às mulheres vítimas da violência. O anúncio foi feito pelo CPI – 5 – Comando de Policiamento de Área do Interior  – responsável pelo policiamento em 96 municípios da região, dos quais 49 deles são subordinados ao 16° Batalhão da Policia Militar do Interior de Fernandópolis.

A Cabine Lilás é um serviço de atendimento especializado da Polícia Militar às vítimas de violência doméstica. Policiais militares femininas farão o atendimento e triagem das ligações do Copom - Centro de Operações da Polícia Militar. Ao todo, 96 cidades da região passam a ter acesso ao serviço por meio do telefone 190.

Antes disso, as policiais passaram por treinamento sobre técnicas de acolhimento das vítimas de violência, que vão desde o vocabulário a como entender, pela linguagem e voz da vítima, se ela está em risco de vida.

"Nós tivemos treinamento no ano passado para fazer este atendimento especializado. Fomos quatro soldados a participar de cursos em São Paulo. Lá recebemos treinamento da Cabine Lilás, um programa importante em apoio às vítimas de violência doméstica", diz a sargento Arlete Tavares, supervisora da equipe.

Durante a ligação, mulheres vítimas de violência são direcionadas ao atendimento exclusivo da Cabine Lilás, seja por solicitação da própria vítima ou pela oferta do atendente, caso a solicitante queira falar diretamente com uma policial.

COMO FUNCIONA

A Cabine Lilás é um serviço da Polícia Militar que visa acolher mulheres que enfrentam violência doméstica ou familiar. Quando uma vítima entra em contato com o número 190, sua chamada passa por uma triagem para avaliar se o risco é iminente. Se a violência estiver ocorrendo naquele momento, uma equipe policial é enviada para garantir a segurança da mulher. Caso contrário, ela é direcionada para a Cabine Lilás, onde recebe informações e orientação sobre como sair da situação de violência.

O atendimento oferecido pela Cabine Lilás é diferenciado e humanizado. As mulheres recebem acolhimento e encorajamento para não desistirem de denunciar e buscar proteção. Além disso, são informadas sobre seus direitos, como o acesso à medida protetiva, o registro do boletim de ocorrência e os serviços disponíveis, como Casas de Acolhimento, pensão alimentícia e guarda dos filhos.

A violência doméstica vai além da agressão física. Qualquer atitude que cause danos psicológico, emocional, moral, patrimonial ou sexual é um sinal de alerta. Xingamentos, humilhações, arremesso de objetos, controle financeiro, intimidações e ameaças também configuram violência doméstica.

A Cabine Lilás é um serviço operado dentro do Centro de Operações da PM (Copom), com policiais mulheres que foram treinadas por equipes especializadas da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) para atendimento de ocorrências e suporte a policiais que estão em campo. As policiais fazem o atendimento em uma cabine exclusiva para chamados de violência doméstica ou familiar.