Polícia

PM vai mobilizar 100% do efetivo na “Operação Carnaval” na região



PM vai mobilizar 100% do efetivo na “Operação Carnaval” na região
Equipe do Baep também estará mobilizada na Operação Carnaval

A “Operação Carnaval”  vai mobilizar 100% do efetivo da Polícia Militar em todo o Estado. Serão cerca de 15 mil policiais  e 6 mil viaturas nas ruas durante a folia. Na região, o comandante do CPI-5, coronel Fábio Cândido anunciou nesta terça-feira, 30, durante reunião com o comando da corporação que vai colocar 2,1 mil policiais, 100% do efetivo, para patrulhar as 96 cidades da região de Rio Preto durante o carnaval. Serão utilizados drones, policiais à paisana e até helicóptero para tentar impedir a ação de criminosos, incluindo quadrilhas de furtos de celulares em grandes eventos.

“Nós teremos patrulhamento reforçado em 44 eventos, com grande concentração de público pela região. Nós estaremos empregando 100% do efetivo policial, a partir da sexta-feira até terça-feira de Carnaval”, disse o comandante do CPI-5.

A Polícia Militar fez o mapeamento de 44 eventos carnavalescos na região, incluindo o OBA em Rio Preto.

As operações policiais irão mobilizar todas as unidades policiais, como  o BAEP - Batalhão de Ações Especiais, bem como a Polícia Rodoviária para garantir a segurança nos deslocamentos pelas rodovias e a PM Ambiental, para evitar crimes e proteger os foliões que forem passar as festas nas zonas rurais e ranchos no interior. A PM incluiu na lista municípios com praias de água doce, que devem atrair milhares de turistas durante o feriadão.

Uma das maiores preocupações de segurança da PM é com a ação das quadrilhas especializadas em furtos de celulares. Vindos de outros estados, os criminosos chegam a comprar ingressos para ter acesso aos eventos e furtam os telefones em locais de aglomeração e em momento de distração dos foliões.

Outro foco da PM será o combate a crimes sexuais, desde importunação a estupros. Para garantir a segurança do público feminino, os policiais receberam treinamento específico para lidar com casos de importunação sexual, além de também atuarem no acolhimento e no devido encaminhamento das vítimas para as redes de proteção.

Será repetida neste ano a estratégia de uso de policiais infiltrados e de drones para proteger os foliões. Sem fardas, os agentes infiltrados entre os frequentadores dos blocos carnavalescos terão a missão de ficar atentos à ação de ladrões e também vão atuar para coibir violência contra mulher e assédios sexuais.

A mobilização começa já no próximo sábado, 3, com o pré-Carnaval. Depois, o efetivo ficará empenhado durante o Carnaval, entre os dias 5 e 16, e também no pós-Carnaval, nos dias 17 e 18. (Com informações do Governo do Estado e Diário da Região)