Repercutiu na sessão desta terça-feira, 15, da Câmara de Fernandópolis, a polêmica envolvendo a empresa terceirizada Agil que fornece mão de obra para a Prefeitura, após a empresa colocar todos os funcionários em aviso prévio alegando atraso de pagamento. Em nota, a prefeitura nega atraso (veja abaixo).
A discussão ocorreu durante votação de requerimento do vereador João Garcia Filho solicitando informações ao Executivo. Durante a discussão, os vereadores informaram que a prefeitura tinha realizado pagamento de notas e cobraram a empresa para anular os avisos prévios.
A Agil foi contratada pela prefeitura para fornecimento de mão de obra terceirizada ao município, junto com outras três empresas. Hoje restam apenas duas prestando serviço ao município, a Agil e a Abservice. O vereador João Garcia Filho citou que o comunicado da empresa aos funcionários informava que eles estavam de aviso prévio a partir de segunda-feira, 14, alegando atraso de pagamento.
O vereador Daniel Arroio informou durante a sessão que a prefeitura efetuou nesta terça-feira, pagamento de R$ 619 mil em notas para a empresa. Os vereadores criticaram a empresa pela forma de tratamento com os trabalhadores. O presidente da Câmara João Pedro Siqueira chegou a dizer que empresa e prefeitura estavam errados e que a empresa revelou também muita desorganização porque incluiu no pacote de aviso prévio três funcionários que prestam serviços à Câmara que mantém pagamentos em dia.
Com a repercussão na Câmara, a prefeitura emitiu uma nota na manhã desta quarta-feira, 16, publicada em suas redes sociais, afirmando que não procedem as queixas da empresa sobre atraso de pagamento. Veja a nota na integra:
NOTA
“A Prefeitura de Fernandópolis informa que as alegações apresentadas pela empresa terceirizada Agil Ltda., NÃO PROCEDEM.
A empresa enviou nesta terça-feira, 15, o relatório contendo as notas fiscais que ela, a empresa, entende estarem inadimplentes, o que não é verdade. Das 27 notas fiscais elencadas pela empresa, 14 foram pagas corretamente, 08 estão a vencer em novembro/2024, 01 não foi enviada pela empresa e não consta em nosso sistema de pagamentos, 01 a Secretaria da Fazenda solicitou correção e somente na data de ontem (15), a empresa providenciou e enviou a nota devidamente corrigida. Outras 03 notas constam a serem pagas nesta semana.
Os vencimentos citados pela empresa não correspondem com a cronologia de vencimento do Município (a empresa passa a contar o prazo a partir da data de emissão da nota), porém, o prazo da cronologia passa a ser contado a partir do momento em que a nota fiscal é enviada ao setor da Tesouraria para liquidação do empenho.
Ainda nesta terça-feira, 15, encaminhamos de forma preliminar para à Câmara de Vereadores, um relatório contendo os pagamentos realizados para a empresa Agil”.