O 4º Batalhão de Polícia Militar Ambiental mobilizou as companhias de Fernandópolis, Rio Preto, Franca e Ribeirão Preto numa megaoperação contra a pesca ilegal predatória nos principais rios das regiões noroeste e norte do estado, incluindo os rios Grande, Paraná e Tietê para proteger as espécies nativas antes do início da piracema.
A operação foi lançada no último dia 15 com foco na preservação ambiental. “Nosso esforço é evitar que práticas ilegais prejudiquem a reprodução das espécies e garantam um futuro sustentável para a biodiversidade da região", declarou o comando do 4º BPAmb.
Em nota, a Polícia Ambiental aponta ainda que a "Operação Pré-Piracema tem como principal objetivo coibir a pesca predatória no período que antecede o defeso, garantindo que as espécies nativas da bacia hidrográfica tenham condições ideais para reprodução. Amparada pelas leis ambientais, federal e estadual, a ação busca minimizar os impactos ao meio ambiente, preservando a fauna aquática e reforçando o compromisso com a sustentabilidade dos recursos naturais”.
“O desencadeamento da Operação Pré-Piracema reafirma o compromisso da Polícia Militar Ambiental com a proteção das riquezas naturais e o cumprimento das normas ambientais, assegurando que as futuras gerações possam continuar a usufruir da biodiversidade da região”, conclui a nota. (Por Samuel Leite)