O 4° Batalhão de Policia Militar Ambiental do Estado de São Paulo abre nesta sexta-feira, 6, megaoperação “Impacto - Piracema 2024/2025", que se estenderá até domingo, 8, que mobilizará as companhias da Polícia Ambiental de Fernandópolis, Rio Preto, Franca e Ribeirão Preto.
A ação coordenada terá apoio do Policiamento Territorial đos CPI-3 e CPI5, o Policiamento Rodoviário, o Centro de Aviação da Policia Militar e as Policias Militares Ambientais dos Estados de Minas Gerais e do Mato Grosso do Sul.
Em nota, a Polícia Ambiental diz que o “objetivo da operação é preservar a ordem pública durante o período da piracema nas áreas de interesse de pesca, divisas de estado e estâncias turísticas contiguas às calhas dos rios Paraná, Grande e Tietê, a fim de potencializar a prevenção com o aumento da visibilidade policial, đa percepção de segurança e da redução das infrações e indicadores criminais nessas áreas, causando um impacto positivo nas pessoas em relação à segurança pública”.
Além disso, será intensificada a fiscalização integrada nas principais rodovias de entrada no Estado de São Paulo visando combate ao crime organizado, prioritariamente o comércio ilegal đe recursos pesqueiros, o tráfico interestadual de animais silvestres e o comércio ilegal de madeira nativa da Amazônia Legal, e, supletivamente, o tráfico de drogas, o contrabando de armas e a recaptura de foragidos da justiça.
"A Operação Impacto-Piracema é uma ação colaborativa que reforça nosso compromisso com a proteção ambiental e a segurança pública. ntos, fazemos a điferamça na garantia da segurança da população e na preservação do patrimônio natural e đos recursos pesquetros ", afirma o Comandante do 4° BPAmb.
“A operação contará com um grande aparato policial, incluindo patrulhamento terrestre, náutico e aéreo, visando garantir que as leis ambientais sejam respeitadas e a segurança de todos seja mantida”, diz a nota da Polícia Ambiental. (Por Samuel Leite)