Polícia

Polícias do sul e sudeste desencadeiam operação de combate ao crime organizado



Polícias do sul e sudeste desencadeiam operação de combate ao crime organizado

Polícias dos estados das regiões sul e sudeste que formam o consórcio denominado Cosud promovem ações de combate ao crime organizado com maior vigilância na região das fronteiras dos estados.

Em nota, a Polícia Militar do Estado de São Paulo anunciou que a realização da Operação COSUD II iniciada no último dia 13 se estenderá até domingo, 17.

O objetivo da ação é preservar a ordem pública e garantir a percepção de segurança da população, por meio da atuação da Instituição de forma robusta e integrada com outros Estados e outros órgãos. “A segunda edição da Operação, baseada na parceria operacional e nas trocas de informações de interesse da segurança pública, fortalecem a união das polícias envolvidas, trazendo mais segurança aos cidadãos de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul”, diz a nota.

Segundo ainda a Polícia Militar, as ações visam potencializar a percepção de segurança da população e mitigar o intento do crime organizado nas diversas modalidades delitivas nos crimes interestaduais, transnacionais, nos ambientes urbanos, rurais, de matas, rodovias e mananciais.

Durante a operação estão sendo mobilizadas forças policiais militares de todos os Comandos de Policiamento do Interior, além de policiais militares do Comando de Policiamento de Choque, Ambiental, Rodoviário, de Policiamento de Trânsito, do Comando de Aviação da Polícia Militar (com o empenho dos helicópteros Águia e de drones), do Comando do Corpo de Bombeiros da PMESP, dos Centros de Operações da Polícia Militar (COPOM) da capital e de cada uma das regiões do Estado, além do Centro de Comunicação Social.

A região noroeste, que faz divisas com Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, pertence a área do CPI-5 e está mobilizada na Operação.