Política

Política atrai poucos jovens; maioria dos candidatos tem mais de 40 anos



Política atrai poucos jovens; maioria  dos candidatos tem mais de 40 anos

Na série com o perfil dos candidatos que CIDADÃOnet vem publicando relativo as eleições 2024, um dado chama a atenção. A política tem atraído poucos jovens. Conforme dados revelados pelo site do TSE – Tribunal Superior Eleitoral – a maioria dos candidatos, 80%, tem mais de 40 anos. São 157 candidatos acima dessa faixa etária.

O contingente de jovens, entre 18 e 39 anos, que se filiaram a um partido e registraram candidatura é de apenas 20% do total de candidatos, ou seja, apenas 38.

O candidato mais jovem da eleição é Bruno Silva Macedo do União Brasil. Ele é o único candidato com 19 anos. Na faixa seguinte, aparece a candidata Viviane Castro Lopes do PSD com 23 anos.

O candidato a prefeito Avenor Bim é o mais idoso entre os candidatos. Entre os prefeituráveis, ainda na faixa acima de 70 anos, aparece Adilson Campos do PT com 71, seguindo João Cantarella (PL) com 50, Murilo Jacob (Novo) e Rodrigo Ortunho (Republicanos) ambos com 43. O mais jovem é João Garcia Filho com 35 anos.

Entre os candidatos a vice-prefeito, Sérgio Teixeira (PT) é o mais idoso, com 69 anos, seguido por João Pedro Siqueira (Avante) com 64, Cida Pessoto (PP) 58, Marcos Mazeti (PL) 53, Flávia Resende (PRD) 47 e Juliana Bronze (Agir) 35.