O coordenador de área do IBGE Aparecido Donizetti Guirao, do IBGE, que supervisiona o trabalho do instituto na região, analisando os dados atualmente existentes, acredita que a população de Fernandópolis não ultrapassará os 70 mil habitantes no levantamento que será realizado este ano.
Para Guirao, os números apontam para uma previsão próxima dos 67 mil habitantes em 2007: No censo realizado em 2000, Fernandópolis contava com 61.647 habitantes; a estimativa atual (que considera nascimentos e óbitos) indica um número padrão de 65.714 moradores.
O técnico explica que o governo usa os números do censo para definir, por exemplo, os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Quando superar os 70 mil habitantes, o que deve acontecer em 2010, Fernandópolis receberá maiores repasses, comenta.
Ele explicou que a grande população flutuante da cidade os universitários que vêm de outras cidades não são contados nas estatísticas. Eles são recenseados em suas cidades de origem, onde seus pais ou responsáveis os incluem no censo, justificou.
Guirao relata que há um critério internacional para evitar duplicidade de contagem: Os estudantes não ficam 12 meses sem retornar à cidade de origem. Nas férias ou grandes feriados, eles vão para casa. Tecnicamente, estão de passagem.