Geral

Por 5 a 4, vereadores aprovam compra de terreno para novo parque industrial



Por 5 a 4, vereadores aprovam compra de terreno para novo parque industrial
O polêmico projeto de Lei 04/2008, que dispunha sobre autorização para aquisição de imóvel rural da família Simonato, destinado à criação de um novo parque industrial em Fernandópolis, foi aprovado por cinco votos a quatro na sessão ordinária da Câmara Municipal na última terça-feira, 13.

Como só havia nove vereadores presentes (Maiza Rio não compareceu) a votação estava empatada em quatro a quatro. Isso obrigou o presidente Ademir de Almeida a dar o “voto de Minerva”. Embora “a contragosto”, como alegou, Ademir votou a favor.

A discussão se devia a dois fatores principais: o preço (de cerca de R$ 25 mil o hectare, ou mais de R$ 60 mil o alqueire), que Alaor Pereira considerou “altíssimo” e a localização do imóvel, que é distante da cidade e tem apenas 300 metros de “testada” para a Rodovia Euclides da Cunha.


BNDES
Outro momento de frisson da noite aconteceu durante a discussão do requerimento nº 145/2008, de Alaor Pereira. O vereador solicitou informações à prefeita Ana Bim. Ele quer saber se foi concretizada a contratação de financiamento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Social – BNDES, autorizada por força da Lei Municipal nº 3263/2007.

Alaor requisitou cópia do documento e quer saber se “houve a participação, direta ou indireta, de algum deputado federal para viabilizar a aprovação do financiamento em questão e, se afirmativo, informar o nome do deputado”.

O parlamentar Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força (PDT) não havia sido citado nominalmente no requerimento, mas até os alunos da 7ª série do COC, que visitavam o Palácio 22 de Maio, sabiam que o requerimento se referia a ele. Paulinho, acusado de envolvimento no escândalo do BNDES, tem ligações políticas com a prefeita Ana Bim.

Francisco Albuquerque reforçou o pedido e criticou a prefeita por “fechar questão” com seu partido, “lacrando as portas das negociações com o governo do Estado e o governador José Serra”. Albuquerque encerrou dizendo que “Votuporanga e outras cidades conquistaram muitas coisas junto ao governo do Estado, enquanto Fernandópolis não conseguiu nada”. O requerimento acabou sendo aprovado por unanimidade.


ESTUDANTES
Por iniciativa do professor Patrick, da cadeira de História, vários alunos da 7ª série do colégio COC assistiram à sessão ordinária da terça-feira. Na semana anterior, eles tinham ouvido uma palestra de Alaor Pereira sobre os mecanismos do Poder Legislativo. Na sessão de terça-feira, eles conheceram uma sessão real da Câmara. O vereador José Carlos Zambon elogiou a iniciativa do professor e conclamou os jovens a exercer a cidadania e participar do processo político.

A aluna Naila Silveira da Fonseca, de 12 anos, disse que adorou a experiência. Os jovens fizeram dezenas de perguntas à assessoria e até aos jornalistas presentes. No final, a assessora de imprensa da Câmara, Ana Cláudia Scandiuzi, providenciou algumas cópias da ordem do Dia e do Expediente da sessão para os estudantes.