Geral

Porto Intermodal inicia operações em 60 dias



Porto Intermodal inicia operações em 60 dias
O Porto Intermodal, instalado no município de Iturama (MG), fará a sua primeira remessa de cargas – cerca de 2 mil toneladas de açúcar – dentro de aproximadamente 60 dias. A previsão foi feita pelo diretor-presidente da Transrio, o empresário Andrelino Novazzi Neto, durante encontro no píer do porto, ontem.

Novazzi Neto estava acompanhado do prefeito de Iturama, Valdecir Pichioni, de empresários de Fernandópolis e do representante de um grupo empresarial que mantém usinas sucroalcooleiras na região noroeste de São Paulo, e que está estudando uma parceria de transportes com o Intermodal.

O porto faz parte do complexo idealizado para constituir o Pólo Logístico de Água Vermelha, projeto que conta com a participação de Fernandópolis e Guarani D’Oeste, e que, a partir da notícia da possibilidade da passagem do alcooduto vindo do centro-oeste para a região, ganhou a adesão de cidades importantes como São José do Rio Preto, Araraquara e São Carlos.

Segundo o presidente da Transrio, a transferência do açúcar dos caminhões para as embarcações será feita através do sistema “big bag”, onde guinchos fazem o traslado. A primeira viagem terá caráter experimental.

A cidade de Iturama viveu ontem um momento de euforia. No almoço oferecido às autoridades, o prefeito Pichioni saudou “os pioneiros desse grande projeto que é o Pólo Logístico de Água Vermelha”. Lembrou o trabalho do falecido Job Queiroz, que dá nome ao terminal hidroviário, e citou nominalmente o prefeito de Guarani D’Oeste, Marco Caboclo, e o empresário fernandopolense Carlos Lima, “cujo trabalho tem sido fundamental para o sucesso da empreitada”.

Pichioni revelou em primeira mão que a partir de janeiro o aeroporto de Iturama, cuja pista de 1600 metros já está asfaltada e iluminada, começará a operar regularmente, com dois vôos diários para Belo Horizonte.