Geral

Poupatempo já iniciou o agendamento para o mutirão da renovação da CNH que acontece no sábado, 30



Poupatempo já iniciou o agendamento para o mutirão da renovação da CNH que acontece no sábado, 30

Desde a retomada do calendário de vencimento das habilitações, suspenso pelo Governo Federal durante o período mais crítico da pandemia, o Poupatempo tem promovido mutirões para renovação de CNH. A próxima ação acontecerá neste sábado, 30, para ajudar os motoristas que estão com os documentos vencidos entre novembro e dezembro de 2020 e precisam renová-los até o final sábado. 

A grade de agendamento para o atendimento presencial já está liberada desde ontem, 27. Os condutores devem aproveitar a oportunidade para regularizar a situação da CNH em uma das unidades do Poupatempo no estado de São Paulo. Serão oferecidas 9,3 mil vagas distribuídas em todos os postos do programa, que devem ser agendadas previamente pelos canais eletrônicos de forma gratuita – portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital e totens de autoatendimento.

A prioridade é atender aqueles que estejam com a habilitação para vencer ainda neste mês e precisam realizar alterações no documento, como transferência interestadual, por exemplo.  

A renovação simplificada pode ser feita preferencialmente de forma remota, tanto pelo Poupatempo quanto pelos canais do Detran.SP. Para isso, o motorista não precisa comparecer presencialmente em uma unidade, bastando seguir o passo a passo do atendimento online, realizar o exame médico na clínica indicada durante o processo e o novo documento chegará ao endereço de cadastro, pelos Correios.

Vale lembrar que motoristas que tenham CNH nas categorias C, D ou E precisam realizar o exame toxicológico em laboratório credenciado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) com antecedência, pois o laudo poderá ser solicitado durante o exame médico. O exame é válido por dois anos e meio para menores de 70 anos e tem a mesma validade da CNH para maiores de 70 anos. Outra opção é o motorista solicitar o rebaixamento de categoria, o que também pode ser feito pelos canais digitais, inclusive durante o processo de renovação simplificada.