Geral

Poupatempo ultrapassa metas de atendimento



Poupatempo ultrapassa metas de atendimento
Em seu 2º segundo ano de atendimento em Fernandópolis, a Unidade Móvel 4 do Poupatempo de Araçatuba, ultrapassou sua meta, contabilizando mais de 4 mil serviços prestados. O bom resultado só foi possível, devido à parceria firmada com a Prefeitura, através da Diretoria Municipal de Educação e o apoio da Diretoria de Ensino.

A iniciativa de levar alunos de 4ª e 8ª séries da rede municipal de ensino a unidade para tirar carteira de identidade, partiu da Diretoria Municipal de Educação. Nessa faixa-etária, a rede de ensino necessita desse documento. Ele assume o lugar do RA estudantil utilizado por todos os alunos. Dessa maneira, a escola se beneficia, tendo todos seus alunos com documentos, e os pais também, que não precisam levar seus filhos à unidade. Os alunos foram até a unidade levados pelo ônibus da Prefeitura.

Este ano foram 4.011 atendimentos, sendo 2.879 relacionados aos três principais itens oferecidos: Carteiras de Identidade e Trabalho e serviços públicos pela Internet, totalizando 105% da meta estimada, divididos entre emissões de RG, Carteira de Trabalho, Atestado de Antecedentes Criminais, além de consultas e orientações. Em 2006, primeiro ano de atuação na cidade, o Poupatempo, conseguiu atingir 90% das expectativas, com 2.655 serviços prestados. Divididos em dois turnos, 50 funcionários prestaram atendimento. Quase todos os serviços oferecidos na Unidade Móvel, também estão disponíveis no site: www.poupatempo.sp.gov.br.

De acordo com Ivair Norberto Magalhães, gestor de qualidade da Unidade Móvel 4 de Araçatuba, inicialmente a unidade atendia a 38 municípios da região, mas com o aumento da procura pelo serviço, o programa foi estendido para cidades com mais de 5 mil habitantes. Antes, municípios com menos de 10 mil não entravam no cronograma. O Poupatempo é ligado a Secretaria de Gestão Pública do Estado e têm o apoio de vários órgãos trabalhando no mesmo local, como a Secretaria do Trabalho, Polícia Civil e Prodesp.

“A idéia de atingirmos as escolas é muito importante, no sentido de levar ao aluno a possibilidade de exercer a cidadania, através dos seus direitos. Quando ele vem ao poupatempo, vivencia o ato de cidadania ao retirar documentos. É muito gratificando atender esses alunos”, relata o gestor de qualidade da Unidade Araçatuba.
Além disso, ele frisa , “a população pode ser atendida sem burocracia e com agilidade. Pode realizar pesquisas e consultas, enquanto aguarda a emissão de documentos”.

O Programa Poupatempo foi implantado em 1996 pelo governo do Estado de São Paulo, para facilitar o acesso do cidadão às informações e serviços públicos, reunindo, em um único local, um amplo leque de órgãos e empresas prestadoras de serviços de natureza pública, prestando atendimento sem discriminação ou privilégios. O Poupatempo tornou-se um modelo de atendimento que vem sendo seguido por outros órgãos e empresas governamentais e também pela iniciativa privada.