Geral

Prato da pescaria: cambuquira com bacon



Prato da pescaria: cambuquira com bacon
É claro que, desde que março começou – e a proibição da pesca terminou – eu estava louco para pescar. Assim, combinei uma pescaria no rancho do Saulo, no final de semana passado. Ele e o Ulle foram antes, eu só fui na sexta à tarde.

Saulo vinha mantendo a ceva abastecida de milho e mandioca, o que criou uma grande expectativa de pegar boas piaparas e pacus. Entretanto, dois fatores mandaram nossa pescaria pro espaço, em termos de peixes: a chuva e o nível das águas, que está subindo de forma espantosa. Creio que esse movimento das águas produz alguma alteração no comportamento dos peixes, que não estavam nem ligando para as iscas.

Quando a pescaria fracassa, o negócio é comer bem, curtir a natureza, ouvir música...E isso não faltou. O grande barato culinário foi uma idéia que tive: comer cambuquira. Pra quem não sabe, a cambuquira é a ponteira da rama dos pés de abóbora. Faz-se refogadinho, é uma delícia.

No rancho, havia muitos pés de abóbora. O Saulo reclamou que a “colheita” das ramas sacrificou muitas abóboras que estavam em formação (ainda do tamanho de um grão de feijão). Porém, quando comemos, ele deixou de reclamar. Estava uma delícia! O Ulle, cozinheiro de plantão, fritou bacon em tirinhas no azeite. Depois, acrescentou a cambuquira e três ovos caipiras batidos. Os temperos? Ele não revela nem sob tortura, cada um que faça o seu. E acreditem: fica do outro mundo. Tenho certeza que qualquer chef de cuisine francês aprovaria a receita. Mas, da próxima vez, vou comer piapara. Nem que tenha que passar no Bassan!