Geral

Prazo termina amanhã e 1,8 mil fernandopolenses ainda não declararam IR



Prazo termina amanhã e 1,8 mil fernandopolenses ainda não declararam IR

O prazo para entregar a declaração de Imposto de Renda 2022 termina amanhã, 31. E, mesmo que o contribuinte esteja em dúvida se os dados estão corretos ou se falta algum documento, os especialistas recomendam cumprir o prazo estipulado pela Receita Federal e fazer as correções necessárias posteriormente.

Quem não entregar a declaração dentro do prazo está sujeito ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74, podendo chegar a 20% do imposto devido.

Aproximadamente 1,8 mil fernandopolenses ainda não entregaram a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2022, ano-calendário 2021. No último levantamento, nesta quinta-feira, 26, haviam sido entregues na cidade total de 11.416 declarações. São esperadas até amanhã 13.251 declarações.

Em relação a Delegacia da Receita Federal de Rio Preto, que abrange 72 munícipios da região, até esta quinta haviam sido entregues 270.225 declarações de um total de 316.703, ou seja, faltam 46.478 declarações por parte dos contribuintes.

Quem entregar a declaração incompleta pode, depois, fazer as alterações necessárias sem ser penalizado. Basta, depois, reenviar com os dados corretos, escolhendo a opção de "Declaração Retificadora" na ficha de Identificação do Contribuinte, explica a MAG Seguros. "Será necessário o número do recibo encontrado na declaração original enviada".

Mas é preciso cuidado para um detalhe: depois do final do prazo de entrega, o contribuinte não pode mais alterar o modelo de declaração – simples ou completa.

A declaração no modelo completo é mais indicada para quem tem muitas deduções a incluir, como dependentes e gastos com saúde. Já a simples é mais vantajosa para os contribuintes que não têm essas deduções.

Vale lembrar que o contribuinte pode corrigir a declaração enviada quantas vezes julgar necessário sem ter de pagar multa.

A Receita Federal espera receber cerca de 34,1 milhões de declarações neste ano.