Política

Pré-candidatura de João Pedro esquenta bastidores das eleições em Fernandópolis



Pré-candidatura de João Pedro esquenta bastidores das eleições em Fernandópolis
Ademir de Almeida (PP) e Étore Baroni (MDB)

O anúncio da pré-candidatura a prefeito pelo PSDB feita esta semana pelo vereador João Pedro Siqueira esquentou os bastidores da política em Fernandópolis e chegou a produzir uma saia justa nesta sexta-feira, 3, durante uma videoconferência que reuniu vereadores, o prefeito André Pessuto e o vice-prefeito Gustavo Pinato com o deputado federal Fausto Pinato para anuncio de liberação de verba de R$ 5,7 milhões para o combate ao coronavírus. E isso acontece na semana que o Congresso Nacional aprovou a PEC para adiar as eleições para 15 de novembro. 
Na tarde de quarta-feira, 1º, o vereador João Pedro Siqueira se autoproclamou pré-candidato a prefeito pelo PSDB, após o ex-vice-prefeito José Carlos Zambon ter comunicado a Executiva Estadual do Partido que desistiu de postular candidatura, alegando problemas pessoais.
No dia seguinte, em entrevista à Rádio Difusora, o vereador revelou que sua ida para o partido era porque teria candidato a prefeito. “Quando fui para as fileiras do PSDB, antes de assinar a ficha de filiação fui conversar com o Zambon. Ele disse que, de fato, era candidato a prefeito. Conversei com ele e com o Neuclair e ali decidi pela filiação”, relatou.
Na entrevista, o vereador chegou a comentar sobre o apoio da deputada Analice Fernandes (PSDB) ao prefeito. “Estava no dia da declaração de apoio dela ao André. Mas, isso é passado Hoje, o que temos é que sou pré-candidato do partido do qual ela é deputada estadual. Então, temos que buscar respostas. Ainda é uma pré-candidatura e não sabemos se o André é candidato a reeleição. Ele ainda não confirmou isso”, enfatizou.  
Questionado se foi sondado para ser candidato a vice-prefeito na chapa de André Pessuto, João Pedro se esquivou: “Sondado seria um convite? Fui chamado para fazer parte do trio de partidos onde está se tentando uma reeleição do prefeito. Estou em um dos partidos que engrossam a base de apoio, mas em nenhum momento foi citado essa condição de vice. As coisas se abrem agora. Temos dois meses e pouco para as convenções que definirão essas coisas”. 
Sobre a situação do PSDB, que está sob intervenção do Diretório Estadual, tendo o assessor da deputada Analice Fernandes como presidente, o vereador lembrou que tem condição para se lançar pré-candidato. “Tenho dois meses de PSDB, estou chegando agora. O nosso candidato a prefeito que era o Zambon declinou dessa candidatura e o PSDB que é um grande partido tem que ter seu candidato a prefeito. O meu nome foi colocado. A decisão caberá a essa comissão”, assinala Siqueira que lembra ter feito um trabalho, enquanto vereador, buscando se preparar para este pleito. O PSDB diz que a decisão será na convenção (leia nesta página). 
A partir desta entrevista, os bastidores políticos em Fernandópolis se agitaram a ponto de produzir uma saia justa nesta sexta-feira, 3, durante uma videoconferência no Palácio 22 de Maio Prefeito Edison Rolim, em que participavam, além do presidente da Câmara, Ademir de Almeida, o prefeito André Pessuto, o vice Gustavo Pinato e, de Brasília, o deputado federal Fausto Pinato para anunciar liberação de verba de R$ 5,7 milhões para combate ao coronavírus. 
Os bastidores ferveram abrindo uma disputa para quem vai ser o vice na chapa de André Pessuto. Tudo porque, os vereadores entenderam que o anuncio de João Pedro, faz parte de estratégia política para o PSDB, via Analice Fernandes, viabilizar o vice na chapa de Pessuto. Étore Baroni (MDB), Ademir de Almeida (PP) se colocaram na corrida. Essa disputa pela candidatura a vice do prefeito, ocorreu diante do atual vice-prefeito Gustavo Pinato, relatou fonte.
No início da tarde de ontem, o presidente da Câmara Ademir de Almeida, disse que o PP tem chapa completa para as eleições municipais, prefeito, vice e vereadores. E chegou a citar que na disputa para prefeito o partido tem as opções de nomes como da empresaria Cida Pessoto e dos vereadores Janaina Andrade, Salvador de Castro e ele Ademir. “Vamos fazer uma pesquisa e definir o nome com melhor potencial para a disputa”, disse. Lembrou também que o partido é da base do prefeito e também pode indicar o vice na chapa.

Disputa na Provisória do PSDB será decidida pelo Diretório Estadual

Disputa na Provisória do PSDB será  decidida pelo Diretório Estadual
Vereador João Pedro, deputada Analice Fernandes e presidente da comissão interventora do PSDB Neuclair Nascimento

O presidente da Comissão Interventora do PSDB em Fernandópolis, Neuclair Nascimento, questionado por CIDADÃO, sobre o anúncio do vereador João Pedro e sobre a disputa interna para formação da Comissão Provisória do Partido, fez um histórico da situação em que encontrou o partido na cidade. 
Segundo ele, através do WatsApp, quando assumiu o partido em março encontrou o PSDB suspenso no TSE por falta de prestações de contas e apenas a Maíza Rio como vereadora. “Não tínhamos nenhum pré-candidato a vereador. Tínhamos o nome do Zambon como pré- candidato a prefeito, que apoiamos em todo momento. Por motivos pessoais que respeitamos decidiu declinar da pré-candidatura. Quanto ao vereador João Pedro é um prazer tê-lo no partido.  Um excelente vereador.  Faz um trabalho ímpar no legislativo e se credenciou para disputar a majoritária.  O João colocou seu nome a disposição do partido e isso nos alegra e nos deixa otimista.  Caberá agora nas convenções o partido decidir qual o melhor nome para ser o candidato a prefeito. Obviamente existem vários mecanismos para se chegar a essa escolha, pesquisas etc...”, esclareceu. 
Neuclair ainda lembrou que em relação a Comissão Provisória, onde há uma disputa interna, caberá a Executiva Estadual decidir. 
“Apresentamos à Executiva Estadual uma nova composição incluindo os dois vereadores do partido, João Pedro e Maíza Rio e também o Marcos Mazzeti presidente do Sindicato Rural. Existe outro pedido de provisória, o que é natural em um processo democrático. O importante é que fortalecemos o partido, temos hoje dois vereadores e 20 pré-candidatos”, citou.