Saúde

Pré-conferências municipais têm saldo positivo



Pré-conferências municipais têm saldo positivo
As pré-conferências municipais de saúde foram realizadas em todos os bairros da cidade durante os meses de junho e julho. Agora, todas as reivindicações dos moradores serão expostas e discutidas na Conferência Municipal.

A última pré-conferência aconteceu dia 4 de julho, na UBS do Pôr do Sol, e reuniu cerca de 70 pessoas. Essa foi a média de todos os encontros, que tiveram entre as principais reivindicações: mais vagas para consultas na Santa Casa, Postos de Saúde e no ARE (Ambulatório Regional de Especialidades) e para internação na Santa Casa; melhor atendimento no Pronto Socorro; mais cotas de exames e a humanização no atendimento dos médicos. Além disso, de acordo com o que foi apurado nas reuniões com a população, devem ser preservados o Consórcio Municipal de Saúde (CISARF), PSF´s e as farmácias nos postos de saúde, mencionados como os principais pontos positivos na área da saúde.

Segundo a coordenadora de enfermagem da Diretoria de Saúde, Francislaine Elena Penariol, “de modo geral a população está satisfeita com a saúde municipal. A sugestão mais frisada é a ampliação dos programas já existentes e o melhoramento no atendimento de alguns funcionários da saúde. Muitos disseram que a área de saúde melhorou muito nos últimos anos”. “As pré-conferências são ótimas porque podemos expor as dificuldades e as necessidades. Falei para as vizinhas que essa é a oportunidade de termos a liberdade de reivindicar”, Clotilde Sofia Pinheiro, moradora do bairro Alto das Paineiras.

“Tanto nós da Diretoria da Saúde, quanto a prefeita, estamos empenhados em melhorar a saúde da população. Para isso, estamos realizando estas pré-conferências e depois a conferência. Precisamos da colaboração de todos vocês. Essa é a idéia”, disse a diretora municipal de saúde Lígia Barreto, durante uma das pré-conferências.

Agora, tudo que foi levantado e apurado nas pré-conferências integrará um relatório que será posto em debate na Conferência Municipal, marcada para os dias 27 e 28 de julho, no Teatro Municipal. A comissão formada pela Conferência Municipal votará todas as reivindicações colhidas nos bairros, analisando, positivando e vetando. Depois, a partir do que for aprovado, será feito um relatório entregue a prefeita; e uma cópia vai para o Estado.

Em seguida, acontece a Conferência Regional em São José do Rio Preto, de 16 de agosto a 6 de setembro. A etapa de Rio Preto vai eleger os delegados que representarão a região na Conferência Estadual, de 4 a 6 de outubro na capital paulista. Finalizando, tudo que for discutidos nas etapas anteriores será levado a 13ª Conferência Nacional, realizada em Brasília no período de 14 a 18 de novembro. O tema de todas as conferências para este ano é: Brasil reunido pela saúde e qualidade de vida.