Política

Prefeito de Fernandópolis participa de reunião virtual sobre flexibilização do comércio



Prefeito de Fernandópolis participa de reunião virtual sobre flexibilização do comércio

A reunião virtual que foi liderada pelo prefeito de São José do Rio Preto, Edinho Araújo, ocorreu nesta terça-feira, 13 e contou com a participação de André Pessuto e dos prefeitos de Catanduva, Marta Maria Lopes; Olímpia, Fernando Cunha; Mirassol, André Vieira; Votuporanga, João Dado; Jales, Fla Prandi; e de Santa Fé do Sul, Ademir Maschio. Eles querem autonomia para decidir sobre flexibilização da quarentena nas cidades, sem depender diretamente de decisões do governador de São Paulo, João Doria. O documento será apresentado ao governador João Dória na próxima segunda-feira, 18. Os prefeitos devem enviar as propostas para Prefeitura de Rio Preto até esta sexta-feira.

Na reunião virtual, prefeitos afirmaram que estão sob pressão de comerciantes, que pedem maior relaxamento da quarentena. Eles fizeram propostas para, por exemplo, o comércio funcionar em dias alternados e em horário especial.  

"Somos alvos de muitas críticas e pressões de todos os lados. Os que temem pela vida desejam que o prefeito feche ainda mais e restrinja a circulação. Quem precisa trabalhar cobra mais abertura. Mas qual o prefeito que gostaria de ver empresas fechando, pessoas perdendo renda e desemprego aumentando? As prefeituras continuam tendo que atender a rotina, enquanto veem a arrecadação caindo e novas e crescentes despesas com a Saúde”, disse Edinho.

Segundo a assessoria da prefeitura, Fernandópolis montou um comitê de contingência tratar de assuntos relacionados a Saúde e às questões econômicas e que após tomar todas as medidas preventivas, entende que é preciso ter uma flexibilização.

“Esperamos que o governador Doria olhe para a nossa região com bons olhos. Todos estão comprovando que durante este período, atendemos e melhoramos o sistema de atendimento da saúde”, disse Pessuto.

Apesar da flexibilização parcial para alguns setores vir ocorrendo gradualmente nos últimos dias, ainda não há uma previsão de reabertura integral do comercial local já que o município está seguindo o decreto estadual que irá até o dia 31 de maio.