Saúde

Prefeito destaca trabalho de agentes de saúde na ação contra o mosquito da dengue



Prefeito destaca trabalho de agentes de saúde na ação  contra o mosquito da dengue

“Hoje é um dia de gratidão. O trabalho de vocês trouxe resultados e percebemos uma população mais conscientizada, o que é reflexo da dedicação de cada um de vocês”. Foi o que disse o prefeito João Paulo Cantarella durante reunião com os agentes comunitários de saúde, agentes de combate a endemias em reunião para balanço das ações no combate ao mosquito transmissor da dengue.

O Secretário Municipal de Saúde José Martins Pinto Neto, apresentou um panorama detalhado das iniciativas realizadas, ressaltando a importância da mobilização conjunta entre poder público e sociedade. Ele também compartilhou as discussões estratégicas realizadas recentemente em um evento com o Governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o Secretário Estadual de Saúde, Eleuses Paiva.

“Segundo o governador, a dengue é uma responsabilidade comunitária, e estamos atuando com um protocolo de combate. Nossas equipes intensificaram as vistorias casa a casa, ampliamos os atendimentos nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) aos finais de semana com equipes multidisciplinares e adotamos medidas como o fumacê e a nebulização veicular. Esse conjunto de ações tem sido fundamental para o enfrentamento da dengue”, destacou o secretário.

Além das ações em campo, a Secretaria de Saúde também investiu na comunicação e conscientização da população. “O trabalho dos agentes foi fundamental para alertar e orientar os moradores. Conseguimos dar destaque ao tema na mídia, com participações no rádio e na televisão, reforçando a importância da prevenção e do combate ao mosquito”, completou José Martins Pinto Neto.

O trabalho foi desenvolvido de forma intersetorial, contando com a mobilização de diversas secretarias municipais. Um exemplo disso foi a atuação da Secretaria de Obras, que desempenhou um papel fundamental na limpeza e manutenção das unidades de saúde, contribuindo para a eliminação de possíveis focos do mosquito transmissor da dengue.

A Prefeitura de Fernandópolis segue monitorando a situação epidemiológica da cidade e reforça o pedido para que a população continue colaborando na eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.