Geral

Prefeitura abre pregão para desassorear represa



Prefeitura abre pregão para desassorear represa

Foi publicado pela prefeitura no final de semana, o edital de pregão presencial destinado a contratação de máquinas e caminhões para a realização de serviço de desassoreamento da represa da Avenida Augusto Cavalin. A prefeitura estima investir R$ 611 mil na execução do serviço. A apresentação das propostas está marcada para o dia 18 de março, às 9 horas. 
A prefeitura pretende locar quatro dragas em estruturas flutuantes para a retirada de 20 mil metros cúbicos de material sedimentar úmido da área alagada (na foto, a área demarcada em azul). O pregão pretende ainda locar seis escavadeiras e seis caminhões basculantes para a retirada de 40 mil metros cúbicos de material sedimentar de área seca (demarcada em vermelho na foto).  
A represa municipal foi construída na década de 70 e chegou ter área alagada de 50 mil metros quadrados. Hoje essa área é apenas de 16 mil metros quadrados, reduzida por conta do assoreamento descontrolado ao longo dos anos. 
“É uma tristeza verificar a que ponto chegou a represa municipal. Não tem como culpar alguém por conta dos loteamentos que estão a montante, são projetos antigos, da década de 70, onde as exigências de engenharia eram outras”, disse o secretário do Meio Ambiente em entrevista ao jornal CIDADÃO e Rádio Difusora. 
Paralelo ao desassoreamento da represa, recuperando sua área original de 50 mil m², em parceria com a Secretaria de Obras, o Meio Ambiente tem ações para regularizar todas as dissipações de águas pluviais e projeto recuperação de todas as áreas de preservação permanente a montante com plantio de 20 mil mudas de árvores. Obras que devem estar completadas até o final do ano.
Todo o recurso para execução dessa obra vem do Fundo Municipal do Meio Ambiente que recebeu recursos de quase R$ 1 milhão de multas ambientais aplicadas pelo Ministério Público.