Saúde

Prefeitura de Fernandópolis alerta para a demora pra sair os resultados dos testes de Covid-19



Prefeitura de Fernandópolis alerta para a demora pra sair os resultados dos testes de Covid-19

O resultado do teste RT-PCR, de detecção da Covid-19, que antes era divulgado em até 72 horas na rede pública de Saúde está demorando, em alguns casos, mais de uma semana para ficar pronto.

Com a ‘nova onda’ de positivados com a doença, a Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa a população os motivos da demora em receber o diagnóstico das amostras.

Para a análise, o município encaminha o material coletado para o IAL (Instituto Adolfo Lutz) de São José do Rio Preto. Em decorrência do sistema estar sobrecarregado, os exames são encaminhados para São Paulo, Instituto Butantan que redistribui na rede. Com esse remanejamento, muitos exames de Fernandópolis estão indo para o Rio de Janeiro e Ceará, no Instituto Fiocruz, o que causa a demora para o retorno dos resultados.

A orientação da Secretaria da Saúde é que ao término do período de isolamento estabelecido pelo médico, o paciente retorne à Unidade de Saúde para uma nova avaliação e caso não apresente mais sintomas, pode retornar suas atividades normais. “Esperamos que a normalização no sistema aconteça o mais rápido possível e que nesse período as pessoas fiquem atentas ao prazo de liberação determinado pelo profissional de saúde, pois mesmo que o resultado do exame não tenha saído, se o prazo de quarentena terminar e a pessoa estiver bem, sem sintomas, já pode voltar a trabalhar”, explicou Aline Furlan, enfermeira da Vigilância Epidemiológica do município.