Geral

Prefeitura de Fernandópolis: na contra-mão da ecologia



Prefeitura de Fernandópolis: na contra-mão da ecologia
Na tarde desta terça-feira, dia 19, uma atitude da prefeitura municipal de Fernandópolis chocou os moradores do Jardim Santa Helena. O motivo: a prefeitura determinou que fosse cortada uma frondosa árvore da bela praça do Teatro Municipal.

Trata-se de uma das árvores que servem como dormitório para dezenas de maritacas que, todas as tardes se reúnem na copa das árvores da praça, fazendo o som uma verdadeira orquestra da natureza. O Jornal CIDADÃO inclusive já registrou através de fotografia a algazarra das aves.

Para os moradores da redondeza, foi um absurdo o que a prefeitura fez. “Fernandópolis já possui poucas praças e agora a Ana Bim quer destruí-las?” – desabafou uma das moradoras.

As pessoas que utilizam os serviços do “Postão de Saúde” aproveitam a sombra das árvores para se esconderem do sol. Uma delas lamentou: “além de cortarem a pobre árvore, ainda estragaram o ‘ponteiro’ deste coqueiro, que com certeza não brotará mais”.

Segundo um dos moradores vizinho da praça, um dos funcionários do Departamento de Obras do município teria proposto que eles fizessem um abaixo-assinado reivindicando o corte das outras árvores que ficam na calçada da praça, pois desta forma ele mandaria concertar a calçada, que apresenta riscos aos pedestres, já que está cheia de irregularidades e buracos – frutos da má conservação. Ao saber deste fato, uma outra moradora disse: “Que falta de visão ecológica que a prefeitura tem. Quer dizer que eles só arrumarão a calçada se arrancarem as árvores?”.

Enquanto os governantes de todo o mundo esforçam-se para reverter a degradação do planeta, a prefeitura de Fernandópolis dá mau exemplo à sociedade.

A árvore que foi cortada estava plantada na Rua Édio de Oliveira, esquina com a Rua Milton Terra Verdi.