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Prefeitura economiza R$ 2,2 milhões em concorrências milionárias



Prefeitura economiza R$ 2,2 milhões em concorrências milionárias

Depois de embargos por conta de recursos, a prefeitura conseguiu essa semana praticamente concluir duas concorrências milionárias destinadas a contratação de empresas para a coleta, transporte e disposição final de resíduos sólidos domiciliares e coleta seletiva e recapeamento de cerca de 300 quarteirões. Juntas, as licitações envolviam negócio de R$ 13,6 milhões. A disputa gerou uma economia de R$ 2,2 milhões. 
A primeira concorrência que concluiu a abertura de propostas foi do lixo, que envolvia recursos de R$ 7,6 milhões por contrato de um ano. A melhor oferta foi feita pela empresa Proposta Engenharia Ambiental, que atualmente presta o serviço em Fernandópolis. Ela levou os dois lotes por R$ 7,2 milhões, R$ 400 mil abaixo do recurso destinado pela prefeitura. Deságio de 5,2%, 
A concorrente que mais se aproximou foi a Litussera de Vinhedo que ofertou 200 mil a mais. Participaram ainda as empresas Monte Azul Engenharia, Morhena Coleta e Constroeste. 
A Comissão de Licitação abriu prazo de cinco dias para recursos e só depois deve homologar e adjudicar o contrato para a Proposta Engenharia Ambiental continuar prestando o serviço em Fernandópolis. 
RECAPEAMENTO
Recurso também atrasou a concorrência para recapeamento em Fernandópolis, com investimento previsto de R$ 6 milhões. Somente na manhã de ontem a prefeitura conseguiu abrir as propostas e anunciar a empreiteira vencedora. A Noromix apresentou a menor proposta para recapear 81.247,57 metros quadrados de vias e a fresagem  (raspagem do asfalto para receber nova camada) de 3.048,50 metros quadrados em três trechos da Avenida Marginal Litério Grecco. Segundo o prefeito André Pessuto são cerca de 300 quarteirões que serão recuperados. 
O deságio nesta concorrência chegou a 28%. A prefeitura estimava gastar R$ 6 milhões e vai realizar o serviço por R$ 4,2 milhões, conforme proposta apresentada pela Noromix. O prefeito pode até usar a sobra, cerca de R$ 1,7 milhão e fazer um aditivo de até 25% para aumentar o número de ruas beneficiadas com o recapeamento.  Como as empresas concorrentes anunciaram que não tem interesse em recurso, a prefeitura deve homologar e adjudicar a Noromix e com isso o prefeito deve expedir ordem de serviço rapidamente para iniciar o recapeamento e aliviar a situação dos motoristas de Fernandópolis que protestam diariamente com a buraqueira na cidade. 
Os R$ 6 milhões para o recapeamento é parte do empréstimo de R$ 20 milhões do empréstimo contratado pela prefeitura junto à Caixa Federal. Uma parte, cerca de R$ 7 milhões, foi aplicado recentemente pela prefeitura na compra de máquinas, caminhões, ônibus e veículos em geral para renovação da frota municipal. O restante está previsto para obras de asfaltamento e de infraestrutura em bairros.