Geral

Prefeitura entrega duas unidades de saúde e uma escola



Prefeitura entrega duas unidades de saúde e uma escola
A prefeita de Fernandópolis, Ana Bim, entregou nesta quarta-feira, 17, duas unidades de saúde e uma escola de ensino fundamental que abrange também um centro especializado de atendimento a crianças portadoras de necessidades especiais. As inaugurações aconteceram durante a manhã e foram testemunhadas por funcionários municipais, moradores dos bairros beneficiados e autoridades.

A Unidade de Saúde da Família (USF) “Dr. Alexandre Zilenoviski”, localizada na Brasilândia, foi a primeira obra a ser inaugurada oficialmente no dia. Tanto as duas unidades de saúde quanto a escola municipal já estavam em funcionamento desde o começo do mês para não atrapalhar o atendimento ao público.

A USF, orçada em R$ 270 mil, atenderá moradores da Brasilândia e de bairros vizinhos. A unidade conta com uma equipe de 16 funcionários, sendo um médico, um dentista, um enfermeiro, dois técnicos em enfermagem, um auxiliar de dentista, um atendente, um faxineiro e oito agentes comunitários.

No local será oferecido atendimento médico nas áreas de pediatria, ginecologia e obstetrícia, clínica geral e odontologia. Também está disponível para a população o programa de controle de hipertensão e diabetes, acompanhamento pré-natal, primeiros socorros nas urgências e emergências, além da realização de pequenas cirurgias, inalações e vacinações.

Além da unidade da Brasilândia, a prefeita também inaugurou a USF “Antônio Modesto da Silva”, situada no bairro Uirapuru. Já em pleno funcionamento, a unidade de saúde oferece cerca de 500 consultas por mês. Além disso, o atendimento prestado aos usuários foi melhorado e o trabalho de promoção da saúde desenvolvido na unidade foi ampliado. A unidade do Programa de Saúde da Família do Uirapuru abrange 1,5 mil pessoas. Realiza consultas ambulatoriais, palestras educativas para grupos de gestantes e mães com temas relacionados à saúde da criança e visitas domiciliares para pacientes que não podem ir até o posto de saúde. Também são trabalhados grupos de obesidade - reeducação alimentar – e grupos de adolescentes, que recebem orientações sobre prevenção de DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis ) e planejamento familiar.

A inauguração da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Romeu Soares da Silva” e “1º Centro Especializado para Atendimento de Crianças Portadoras de Necessidades Especiais” finalizou a programação. O prédio localizado na Rua Minas Gerais nº 993, na área central da cidade, estava desativado há vários anos. A área foi doada por Romeu Soares da Silva para a Igreja, que utilizava o local para ministrar aulas de catequese e cursos matrimoniais, além de hospedar freiras. Por esse motivo é conhecido como “Casa das Irmãzinhas”.

Para abrigar a escola municipal e o centro especializado, o prédio foi totalmente reformado e adaptado. A nova escola possui cinco salas de aula e está adaptada para receber crianças portadoras de necessidades especiais: há piso tátil, rampas, corrimãos, banheiros e bebedouros especiais e sala de recursos. Contará com uma equipe multidisciplinar formada por psicóloga, fonoaudióloga, intérprete, terapeuta ocupacional, além de professores especializados nas áreas de deficiência mental, auditiva, visual e física. Os alunos com necessidades especiais poderão ser atendidos no contra-turno de suas aulas regulares, sempre que necessário.

Visando a ampliar e melhorar os serviços na área de educação e saúde, a Prefeitura comprou terrenos, reformou e ampliou prédios, investindo cerca de R$ 900 mil nas três instalações que foram entregues.