Saúde

Prefeitura equipa unidades de saúde com desfibrilador



Prefeitura equipa unidades de saúde com desfibrilador
Os aparelhos fazem parte dos carrinhos para prodecimentos de urgência e emergência básica adquiridos pela Diretoria Municipal de Saúde. Para equipar as 16 unidades de saúde do município a Prefeitura investiu aproximadamente R$ 200 mil. Os equipamentos estarão funcionando a partir da próxima semana.

Cada unidade básica de saúde recebeu um Desfibrilador Externo Automático (DEA). Esse aparelho faz o eletrocardiograma, o controle de batimento cardíaco e a ressucitação cardio-respiratório, mais conhecida como desfibrilação.

Além do DEA, cada carrinho de urgência e emergência contêm tábua de ressucitação, suporte e cilindro de oxigênio, suporte de soro, gavetas com medicamentos de urgência e emergência, coletes cervicais, ambu pediátrico e adulto, soro, equipo de soro, cânulas, talas ortopédicas, imobilizadores, laringoscópio e demais materiais para atendimentos de urgência e emergência básica.

De acordo com a diretora municipal de Saúde, Lígia Barreto, os funcionários das unidades básicas de saúde receberão treinamento da empresa que vendeu os equipamentos para a Prefeitura.

Com essa iniciativa da Prefeitura, procedimentos básicos de urgência e emergência poderão ser realizados nas unidades de saúde, não precisando deslocar o paciente até o pronto socorro da Santa Casa. “Queremos pedir a população, que procure a unidade de saúde mais próxima da sua residência antes de ir ao pronto socorro. Agora as unidades estão equipadas para atender casos de urgência e emergência básicos”, ressalta Lígia Barreto.