Geral

Prefeitura faz campanha e sugere abraço virtual nesse Dia das Mães



Prefeitura faz campanha e sugere abraço virtual nesse Dia das Mães

Devido ao aumento expressivo no número de casos positivos para Covid-19 após o Dia das Mães em 2020, a Prefeitura de Fernandópolis, por meio das Secretarias de Comunicação e Saúde, iniciou uma campanha preventiva de orientação à população. A ação tem como objetivo alertar a população em relação ao tradicional encontro familiar no segundo domingo de maio durante o período de pandemia.

No ano passado, segundo os boletins epidemiológicos, houve um aumento considerável no número de casos duas semanas após a data comemorativa. Nos primeiros onze dias do mês de maio foram registrados no município apenas 03 casos positivos da doença e, 15 dias após o Dia das Mães, os novos casos chegaram a 29 confirmados, ou seja, oito vezes maior que no período anterior à data.

De acordo com os profissionais de Saúde, o momento requer mais atenção e cuidado por parte das famílias. “Em 2020 não tínhamos as variantes no Brasil, a doença estava começando a mostrar a sua cara no país e o grupo de risco era bem mais restrito a idosos e pessoas com comorbidades. Hoje não, apesar da vacina estar chegando, temos as variantes no país, onde o vírus se mostra mais violento e perigoso, não existindo mais um grupo de risco definido, já que estamos observando vários jovens precisando de atendimento médico de urgência e alguns perdendo a vida”, destacou o secretário municipal de Saúde, Ivan Veronesi.

O prefeito André Pessuto pede consciência para a população. “É impossível a equipe de fiscalização da Prefeitura estar presente em todos os lugares em todos os momentos. É necessário um apoio de todos e uma maior conscientização de que ainda estamos no meio de uma pandemia. Os números são favoráveis e temos muita esperança de que tudo isso vai passar, porém se cada um não fizer sua parte, principalmente evitando os encontros, infelizmente poderemos retroceder e ver os números da doença crescer novamente”, ressaltou Pessuto.

O abraço virtual no Dia das Mães visa mostrar à população que o vírus permanece e que a prevenção é o melhor abraço. “É preferível um grande abraço virtual no próximo domingo e termos nossas famílias inteiras comemorando a data nos próximos anos, do que perdermos entes queridos e a data ser marcada pelo resto de nossas vidas, ainda mais sabendo que isso poderia ter sido evitado. O objetivo maior é mostrar o nosso amor protegendo quem tanto amamos”, concluiu o secretário municipal de Comunicação, Paulinho Boaventura.