Educação

Prefeitura inaugura escola no jardim Uirapuru



Prefeitura inaugura escola no jardim Uirapuru

Devido à pandemia do novo coronavírus, a escola foi inaugurada durante uma cerimônia rápida e com poucos participantes. Dentre eles, o prefeito André Pessuto, o vice-prefeito Gustavo Pinato, dos vereadores Janaina Alves, Neide Garcia, Salvador de Castro, Ademir de Almeida e Gilberto Vian que foram recepcionados pela diretora Maria Inês e pela secretaria municipal de Educação, Lucimara Rossato. Também esteve no local o filho de “José Cardoso Tavares”, José Acácio Rodrigues Tavares.

“Gostaríamos que os alunos, seus pais e os funcionários estivessem aqui hoje para comemorar conosco. Porém, mesmo assim, com a escola um pouco vazia, estamos realizando um sonho. Esta unidade escolar era uma necessidade de muitos anos que se tornou realidade neste momento. No dia que nossa escola foi atingida por uma enchente, o prefeito fez o compromisso de construir este prédio novo. É com muito orgulho que digo a todos que vale a pena investir em educação. Estas crianças são como sementinhas que nunca param de crescer”, disse a diretora.

“No dia em que a chuva atingiu e inundou a escola, nós vimos professores e profissionais correndo para salvar os materiais. Naquele momento percebemos que era preciso construir uma unidade nova. Daí, utilizamos o terreno do antigo Centro Comunitário para fazer o novo CEMEI aqui no jardim Uirapuru. Temos um carinho muito grande por este bairro, concluímos 100% do asfalto e agora estamos entregando a escola com muita alegria”, destacou o prefeito André Pessuto.

O novo CEMEI José Cardoso Tavares tem uma estrutura moderna, com uma sala de recreação, quatro salas de aulas (sendo dois berçários, maternal I e maternal II, jardim e pré). A escola tem um dormitório para berçário, um lactário, um fraudário, uma sala de vídeo e biblioteca, uma sala de brinquedoteca, secretaria, sala dos professores, diretoria, dois banheiros adaptados, um banheiro feminino com três espaços para banho e três com sanitários e outro idêntico masculino. Cozinha com dois espaços amplos e com duas despensas, uma sala para depósito de material escolar, dois depósitos. Pátio amplo com quatro banheiros, sendo dois adaptados, uma cozinha e um moderno playground.

Fundada em maio de 1991, no Jardim Uirapuru, a antiga sede da escola José Cardoso Tavares há tempos necessitava de reformas, melhores condições de atendimento aos seus alunos e de trabalho aos educadores.

“Vim um dia antes da inauguração aqui na escola e tive uma série de lembranças, uma delas é a frase do padre Antônio Vieira, que disse: ‘para falar ao vento bastam palavras, mas para falar ao coração são necessárias obras’. Esta nova escola traz um ambiente digno e adequado às crianças e ainda tem o essencial, que são os professores, profissionais e alunos. Percebe-se aqui a preocupação com a educação como uma ferramenta de crescimento para a comunidade. Parabéns a todos que acreditaram neste sonho. Quero agradecer também a homenagem ao meu pai, que dá nome à escola”, falou José Acácio Rodrigues Tavares.

A unidade escolar recebeu este nome em homenagem ao professor José Cardoso Tavares, nascido em 07/12/1946 e falecido muito novo, aos 45 anos. José Cardoso Tavares deixou valores e lembranças importantíssimas à sua família e comunidade. Casado com Mara Elizabeth Rodrigues e pai de dois filhos, José Acácio e Josmara, sempre deu valor aos estudos, foi professor de Língua Portuguesa e antigo primário.

Possuidor de grande coração, foi um homem que acreditava na vitória das pessoas e não hesitava em ajudá-las a obter essa vitória. Honesto e respeitado trabalhador, José Cardoso Tavares faleceu de um infarto fulminante dentro de uma sala de aula, deixando assim o seu legado até o último minuto.

“Estamos prestigiando a realização de um sonho, que foi resultado de muito trabalho e dedicação. É de ações como esta que a nossa cidade precisa”, destacou o presidente da Câmara de Vereadores, Ademir de Almeida.