Saúde

Prefeitura orienta população quando procurar a UPA ou a Unidade de Saúde



Prefeitura orienta população quando procurar a UPA ou a Unidade de Saúde

Para agilizar o atendimento e evitar esperas desnecessárias, a Prefeitura de Fernandópolis preparou um guia de orientações de qual serviço de saúde deve procurar, de acordo com sua necessidade.

“Esse protocolo de atendimento é muito importante. Algumas vezes têm pessoas que procuraram a UPA com muita dor de cabeça e quando se inicia a investigação descobrimos que aquele paciente já estava sentindo dores há mais tempo, ou seja, já poderia ter procurado uma UBS e passado por um médico para que exames fossem solicitados, ou até um encaminhamento”, destacou Ivan Veronesi, secretário municipal de Saúde.

De acordo com o secretário, a prefeitura oferece todo o suporte de atendimento de saúde para a sua população, desde o primeiro socorro no local com o SAMU até as ocorrências de rotina nas UBS’s – Unidades Básicas de Saúde - e o atendimento de urgência na UPA – Unidade de Pronto Atendimento.

A procura por atendimento no local correto facilita, inclusive, o fluxo interno para os profissionais de saúde, de acordo com a coordenadora da UPA de Fernandópolis, Antonilce Pansani. “Muitos pacientes que chegam na unidade já poderiam ter passado pela UBS. São casos que necessitam, muitas vezes, de um acompanhamento ou são atendimentos de rotina clínica simples, também realizados nas UBS’s. Por isso é importante o munícipe se cuidar, procurar a unidade de Saúde do seu bairro para as consultas e nos casos mais complexos e de urgência procurar a UPA”, finalizou Antonilce.

Na imagem abaixo você pode identificar onde procurar atendimento médico de acordo com sua necessidade.