Geral

Prefeitura prorroga pagamento do IPTU com desconto



Prefeitura prorroga pagamento do IPTU com desconto
Para que mais pessoas possam aproveitar o desconto de 10% no pagamento à vista do imposto, a Prefeitura estendeu o prazo de quitação do IPTU para o dia 27 de março. A nova data de vencimento também vale para o pagamento da 1ª parcela do tributo. Este ano, o carnê foi emitido em forma de fichas de compensação, distribuídas pelo Correio. O boleto deverá ser pago na agência do Banco Santander, que ganhou a concorrência para gerenciar o serviço durante 1 ano.

De acordo com o diretor municipal de Finanças Alfredo Scarlati Sobrinho, a Prefeitura pretende arrecadar aproximadamente R$ 8,5 milhões com os 33 mil carnês emitidos. Desse total, de 25% a 30% dos contribuintes pagarão o tributo a vista, aproveitando o desconto de 10% oferecido pelo executivo.

Calculado de acordo com o tamanho do terreno, área construída e setor localizado,
o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) é corrigido a partir do INPC (Ìndice Nacional de Preços ao Consumidor) do IBGE. Este ano o reajuste ficou em 4,8%, enquanto a inflação chegou a 5,16%. A receita angariada com o IPTU é aplicada em investimentos e manutenção da infra-estrutura do município, na folha de pagamentos dos servidores públicos e, em setores como educação e saúde.

Com a implantação do boleto, a Prefeitura espera agilizar o processo de emissão e cobrança do tributo, diminuindo o número de inadimplentes e gerando economia aos cofres públicos.