Geral

Prefeitura remenda asfalto de avenida. Mas problema persiste



Prefeitura remenda asfalto de avenida. Mas problema persiste
O departamento municipal de obras promoveu esta semana consertos no asfalto da Avenida dos Arnaldos, no trecho entre a Rua Pernambuco e a Rua Paraná. O piso da avenida é diariamente maltratado pelos caminhões que carregam cana da Usina Coruripe. O peso excessivo dos comboios faz o asfalto ceder.
No período das chuvas, a situação piora. Chegam a se formar poças d’água dentro dos buracos, colocando em risco os veículos menores. A Avenida dos Arnaldos é o caminho diário dos estudantes da Unicastelo, além de ser a saída principal para a região de São João das Duas Pontes.
Na quinta-feira, uma equipe da prefeitura executava o serviço. A Usina Coruripe doou 50 toneladas de massa quente para a execução dos trabalhos. “É um serviço que, daqui a 30 dias, teremos que fazer de novo”, queixou-se um trabalhador que preferiu não se identificar. Para ele, a solução é uma só: tirar os caminhões do perímetro urbano.
De fato, esse era o projeto de Rui Okuma: construir o mini-anel viário e deslocar o trânsito de pesados para essa via. Muito antes de Okuma – no início da década de 80 – o arquiteto Dreison Augusto Santini já havia esboçado o traçado de uma via perimetral, que sairia da Rodovia Euclides da Cunha, na altura do Jardim dos Pássaros, até a Brasilândia, passando por trás das cabeceiras dos ribeirões Santa Rita e Gatão e dando acesso à própria rodovia. O projeto não saiu do papel.

POLÍTICA

O grande defensor da proibição do trânsito de pesados no perímetro urbano é o vereador Etore Baroni. “O anel viário é questão de honra para mim”, afirmou. Baroni tem travado “uma ferrenha luta” pela construção do anel. “Falei recentemente com o deputado Julio Semeghini, meu companheiro do partido (PSDB)”, disse. “O Julio me prometeu que, logo após a posse, vai cuidar desse assunto. É compromisso dele com a cidade e com o PSDB”, concluiu Baroni.
A posse dos deputados federais aconteceu em Brasília na última quinta-feira, dia 1º.