Saúde

Presidente da Unimed esclarece sobre testes de Covid-19 pelo convênio



Presidente da Unimed esclarece sobre testes de Covid-19 pelo convênio

Após a ANS – Agência Nacional da Saúde Suplementar – publicar a resolução normativa que regula a cobertura obrigatória e a utilização do teste rápido para detecção da Covid-19 pelos convênios médicos, surgiram muitas dúvidas entre os usuários. Para esclarecer os questionamentos, o presidente da Unimed Fernandópolis, Sandro Serafim, em entrevista à rádio Difusora FM, tirou as dúvidas dos usuários do plano.

De acordo com a normativa, para que seja autorizada a cobertura pelo plano de saúde é necessário que o pedido seja feito por um médico cooperado e o pedido precisa ter uma justificativa. “A pessoa precisa ter sintomas gripais associados que possam sugerir que seja Covid-19 e que é importante esse diagnóstico. Além disso, o teste será feito, exclusivamente, entre o 1º e o 7º dia de sintomas. Assintomáticos, crianças com menos de dois anos de idade sem comorbidades e repetir o exame não são autorizados”.

O presidente alerta que essas medidas são para evitar o desperdício de testes devido à escassez dos kits em todo o país. “O principal motivo é pânico da população. Tá se fazendo muito teste para quem não precisa. Infelizmente tá chegando num momento que que quem precisar de teste não vai ter. Isso a nível Brasil, não é só em Fernandópolis”, destaca o médico.

Durante a pandemia, assim como o SUS – Sistema Único de Saúde – os planos de saúde também passaram por um momento muito difícil. “Em nenhum momento conseguimos fazer previsão que desse certo. Tipo vai durar seis meses, um ano, nada. No primeiro momento nossa preocupação foi com a estrutura, se daria certo de atender todos os nossos usuários que precisassem de atendimento. No final, estamos nos saindo bem, conseguimos prestar o atendimento aos nossos usuários que eles precisavam dar o apoio na parte psicológica. Nossos colaboradores fizeram toda a diferença, foram eles que deram todo o suporte pra gente”.

Sobre a parceria da Unimed com a Santa Casa, o presidente revela que sempre esteve ao lado da entidade, que é onde os usuários do plano, em sua grande maioria, são atendidos. “Nós queremos que o dinheiro do nosso usuário fique em Fernandópolis, Nessa parceria, todas as necessidades que a Santa Casa tem, e a gente puder ajudar, nós iremos ajudar. Infelizmente não podemos ajudar em tudo, pois muita coisa não compete a nós, mas o que tiver ao nosso alcance iremos fazer”, finaliza.