O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi operado às pressas na madrugada desta terça-feira, 10, no Hospital Sírio Libanês em São Paulo, para onde foi transferido no final da noite desta segunda-feira. Ele sentiu fortes dores de cabeça nesta segunda e, depois de exames feitos no hospital Sírio-Libanês, em Brasília, foi transferido para a unidade de São Paulo para uma cirurgia de emergência.
Ele foi submetido a uma craniotomia para drenagem de hematoma. A cirurgia ocorreu sem intercorrências e o presidente está em boas condições de saúde sob supervisão médica na UTI. O presidente passa bem após a cirurgia, informou o hospital.
Lula foi atendido pelos médicos Roberto Kalil Filho e o neurocirurgião Marcos Stavale, e infectologista Ana Helena Germoglio. Boletim médico do hospital foi publicado no Instagran oficial do presidente por volta das 4 horas da madrugada (veja abaixo).
Em outubro, o petista sofreu uma queda no banheiro do Palácio da Alvorada. Foi tratado e levou pontos. O sangramento ocorre quase dois meses depois, em decorrência do acidente doméstico.
Segundo o boletim médico, Lula está sob observação em um leito de UTI. Uma entrevista coletiva agora pela manhã vai atualizar o quadro do presidente.