Geral

Presídio diminui lotação e alivia tensão



Presídio diminui lotação e alivia tensão
Uma denúncia à 45ª Subsecção da OAB de Fernandópolis – de que haveria excesso de lotação na cadeia feminina de Meridiano, pertencente à comarca – foi alvo de reportagem de CIDADÃO na edição do dia 8 de março.

A denúncia já não procedia, porque dois dias antes, 20 presas foram transferidas para Mirassol. Assim, na data da realização da reportagem – 7 de março – apenas 37 detentas estavam no presídio, cuja capacidade é para 32 presas.

A delegada Maristela Marques Lima Dias revelou que o presídio já suportou lotações superiores a 60 presidiárias. Na ocasião, o repórter do jornal conversou com várias mulheres e pôde conhecer histórias comoventes, como a de V.O.S., então com 27 anos, condenada pelo tráfico de drogas.

Na prisão, ela se dedicou ao estudo do Código Penal, revelando inesperada vocação para o Direito. Além de tudo, V.O.S. era uma das duas “faxinas” – encarregada da limpeza do presídio – o que lhe proporcionou comutação da pena em alguns meses. Hoje, ela está em liberdade, morando em Fernandópolis.