Educação

Primeiro lugar: Etec comemora novamente desempenho do SARESP/2018



Primeiro lugar: Etec comemora novamente desempenho do SARESP/2018

Os índices obtidos pela Etec Prof. Armando José Farinazzo no SARESP/2018 (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) foram ainda melhores dos alcançados em 2017. Os alunos, mais uma vez, obtiveram a maior nota da região de São José do Rio Preto em Língua Portuguesa (346,1), assim como a melhor nota em Matemática (368,4).

Participaram da prova 78 alunos regularmente matriculados no 3º ano do Ensino Médio e 3º ano do curso Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio de 2018. Tais notas superaram as expectativas, da mesma maneira que ultrapassaram as médias da Rede Estadual, Diretoria de Ensino e Escolas do Centro Paula Souza, conforme a tabela:

 

Instâncias

Língua Portuguesa

3º ano do Ensino Médio

Matemática

3º ano do Ensino Médio

Rede Estadual

278,8

278,6

Diretoria de Ensino

287,9

296,2

Escolas do Centro Paula Souza

325,0

332,9

Etec Prof. Armando José Farinazzo

346,1

368,4

 

A escola vem com um histórico de boas notas no SARESP já há algum tempo. Esse resultado se deve a composição de um grupo de professores bastante coeso, forte e extremamente comprometido. De acordo com a coordenadora do Ensino Médio, Angela Battaglia “Nossos professores são estudiosos, interessados na base comum, estudam as matrizes e isso tudo acrescenta ao sucesso do nosso trabalho. São educadores que vão além do que é a obrigação”. Em destaque, pode-se citar o nome dos professores dos 3ºs anos: João Otávio Furtado (Matemática) e Jéssica Esgoti Uliana (Português), que não medem esforços para propiciar um ensino de qualidade aos alunos.

 Segundo a diretora Valdete Aparecida Zanini Magalhaes, tais índices também são fruto de incentivo à leitura nas aulas, participação no Projeto Biblioteca Ativa, aulas práticas, utilização de laboratórios modernizados, atividades culturais, rodas de discussões sobre temas relacionados à atualidade, visitas técnicas e simulados que são aplicados mensalmente, sendo esses preparados cuidadosamente pela Coordenadora Pedagógica Gislaine Viana. Parabéns a toda a equipe - alunos, funcionários, professores, coordenadores, direção, pais e comunidade. A combinação de todos esses fatores levou os alunos a se tornarem protagonistas na construção do seu conhecimento no processo de ensino/aprendizagem.

Sobre o SARESP – Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo

O SARESP é um Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo, realizado anualmente e tem como objetivo produzir informações consistentes, periódicas e comparáveis sobre a situação da escolaridade básica na rede pública de ensino paulista, visando orientar os gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional. Aplicada em dois dias, a prova é voltada para estudantes dos 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio.

Embora não sejam atribuídas e divulgadas notas individuais dos estudantes, a iniciativa tem como objetivo auxiliar a Secretaria da Educação a monitorar os avanços, planejar os programas de formação continuada e estabelecer metas para rede.