Fernandópolis recebeu cerca de 1,5 mil doses de vacina contra a dengue para imunizar crianças e adolescentes na faixa etária de 10 a 14 anos. A baixa procura levou a Secretaria de Saúde emitir um alerta aos pais sobre a importância da imunização dado a gravidade da dengue para essa faixa etária.
A morte recente de duas jovens na região acendeu luz de alerta. A Secretaria de Saúde de Votuporanga confirmou que Beatriz Servino dos Santos, de apenas 20 anos de idade, morreu no dia 19 de fevereiro por complicações da dengue. Nesta semana, a adolescente Nicole Segantini Malagó, de 15 anos, de Urânia, morreu em virtude de embolia pulmonar decorrente de complicações da dengue.
“A vacina disponivel é segura e protege contra os quatro sorotipos de dengue (1, 2, 3, 4). São duas doses aplicadas em um intervalo de 60 dias. Nessa faixa etária temos cerca de 3,9 mil jovens e até agora pouco mais de 400 foram vacinados”, disse Kelgissane Bruzão, responsável pelo programa de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, durante entrevista na Rádio Difusora (veja vídeo abaixo).
Conforme o último boletim da Secretaria de Saúde divulgado esta semana o número de casos de dengue em Fernandópolis está em queda.
Até agora em março, foram confirmados 247 casos positivos. Em janeiro foram 2.755 e em fevereiro 1.556. O total de casos na cidade chega a 4.558 este ano. Foram confirmadas três mortes pela dengue.