Geral

Professores recebem capacitação sobre uso racional de água



Com o tema “Água e Educação”, a 2ª etapa do programa Pelo Uso Racional da Água (PURA), desenvolvido pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) capacitou professores da rede pública de ensino para que possam orientar seus alunos quanto ao uso racional dos recursos hídricos, evitando o desperdício de água. A capacitação faz parte do Programa, em parceria com a Prefeitura, por meio da Diretoria Municipal de Meio Ambiente.

O programa tem como objetivo apresentar soluções para erradicar o desperdício de água através da educação ambiental.Além disso, torna professores e alunos multiplicadores de informação, na sua casa, escola e no grupo social que está inserido, construindo uma nova consciência coletiva. O programa foi desenvolvido nesta quarta-feira, dia 12 de março, na Diretoria de Ensino de Fernandópolis e contou com a participação de 60 participantes, entre professores da rede municipal e estadual, além de universitários, que assistiram a palestra do professor Paulo Augusto Romera e Silva, da Universidade de São Paulo (USP), que abordou o tema “A Educação no Uso Racional da Água”. Oficinas ambientais também foram desenvolvidas entre os participantes, que aprenderam técnicas para analisar o consumo de água domiciliar, podendo assim praticar ações que economizem o uso do recurso hídrico. Além disso, foi fornecido material didático para ser usado em sala de aula.

“O encontro vai nos oferecer subsídios para incorporar na prática docente a visão de sustentabilidade que deve ser ensinada nas salas de aula”, revela a professora e orientadora educacional de ensino fundamental da EMEF Alberto Senra, Érica Luciene Dutra.

O Pura foi iniciado no final do ano passado com apresentações de soluções para acabar com o disperdício de água potável no consumo humano. Com o tema “Água e Uso Urbano”, a palestra foi realizada na Acif e contou com a presença do engenheiro da Sabesp Ricardo Chaim e da engenheira do SAEV/Votuporanga, Maria do Rosário Moretto.

Implantado na região que compreende a Bacia Hidrográfica do Turvo/Grande, o PURA envolverá diversos segmentos da sociedade, como a indústria, comércio, agricultura e educação. Relacionando todos com o uso racional da água. A curto prazo, serão difundidas ações para reduzir o desperdício da água e conscientizar a população através de treinamento de multiplicadores para orientar a população durante o programa construindo uma nova consciência coletiva. A longo prazo busca a inserção de conceitos de respeito ambiental no cotidiano da população, por meio da conscientização e informação sobre os problemas naturais de recursos hídricos, economia de água pela redução do desperdício, redução das perdas físicas na rede gerarando economia em instalações de sistemas de tratamento e abastecimento.

O Programa está sendo desenvolvido em várias cidades da região como: Jales, Votuporanga, Populina, Severínia, Catanduva, Monte Alto, Paulo de Faria e São José do Rio Preto. Técnico e especialistas em gestão ambiental estão percorrendo os municípios, mostrando o que pode ser feito para mudarmos o caminho desastroso que estamos seguindo. Para isso, palestras são oferecidas gratuitamente para membros de diversos segmentos da socidade. Fechando o clico de eventos desse primeiro semestre, será realizado um simpósio dia 11 de abril, em São José do Rio Preto, sobre Aquecimento Global. Maiores informações podem ser encontradas no site: www.comitetg.sp.gov.br