Geral

Programa ‘Bolsa Empreendedor’ abre mais de 3.300 vagas para autônomos informais na região



Programa ‘Bolsa Empreendedor’ abre mais de 3.300 vagas para autônomos informais na região

Lançado na última sexta-feira, 10, o programa ‘Bolsa Empreendedor’, irá ofertar em todo o estado 100 mil bolsas para autônomos informais em situação de vulnerabilidade. Na região de Rio Preto, que abrange Fernandópolis, serão 3.361 vagas. Terão prioridade as mulheres, jovens, pretos e pardos, indígenas e pessoas com deficiência que também vão receber qualificação e migrar para o mercado formal.

O objetivo do programa é impulsionar novos empreendimentos, incentivar pequenos negócios e tirar autônomos da informalidade. O ‘Bolsa Empreendedor’ deve beneficiar, direta e indiretamente, cerca de 400 mil pessoas.

O empreendedor selecionado irá receber uma bolsa de R$ 1 mil, que será paga em duas parcelas de R$ 500. Para ter acesso ao programa, os autônomos devem participar de um curso gratuito de empreendedorismo do programa Empreenda Rápido, com frequência mínima de 80%. Todos também devem obter formalização como MEI - Microempreendedor Individual - ou outra natureza jurídica.

Os requisitos para concorrer as bolsas são: estar desempregado ou atuar na informalidade, ser maior de 18 anos, não possuir inscrição de CNPJ como empresário, sócio ou administrador de pessoa jurídica. Pessoas formalizadas em 2021 serão aceitas no programa. Qualquer pessoa elegível pode se inscrever no portal do Bolsa do Povo, entre os dias 10 e 19 de setembro.