Saúde

Programa faz alerta para cuidados com as ‘quedas’ na 3ª idade



Programa faz alerta para cuidados com as ‘quedas’ na 3ª idade

O programa ‘Saúde do Idoso’, de Fernandópolis, faz um alerta relacionado a ‘queda em idosos’. Um assunto que causa preocupação e merece ser tratado com seriedade para esse público que necessita de um cuidado especial.

De acordo com o programa, as quedas podem ocorrer em qualquer faixa etária, mas para os idosos podem trazer problemas mais sérios devido ao avanço da idade e são problemas frequentes, com importantes consequências físicas, psicológicas e sociais.

Os motivos das quedas podem ser os mais variados, como por meio de alterações visuais, riscos ambientais, uso de medicamentos, fraqueza muscular, falta de equilíbrio e dificuldade de realizar funções, podendo trazer graves consequências, caso não sejam evitadas.

“A prática e a adoção de exercícios físicos regularmente, mostra-se uma estratégia muito eficaz na redução de quedas em pessoas idosas, aumentando o equilíbrio, a força muscular, a independência, favorece a relação social, melhora a qualidade de vida e saúde. A prevenção é o melhor caminho para se evitar quedas em idosos”, comenta Ana Carolina Collaço, coordenadora da Saúde do Idoso.

Entre as medidas para evitar a queda, o programa “Saúde do Idoso” elaborou uma lista de ações preventivas:

● Evitar tapetes soltos;

● Escadas e corredores devem ter corrimão nos dois lados;

● Usar sempre sapatos fechados com solado de borracha;

● Colocar tapetes antiderrapante no banheiro;

● Evitar andar em áreas com piso úmido escorregável;

● Evitar móveis e objetos espalhados pela casa;

● Eliminar tudo aquilo que possa ser obstáculo ou provocar escorregões dentro de casa; como fios, tapetes e outros objetos;

● Instalar acessórios de segurança no banheiro, na sala, nos corredores e no quarto;

● Evitar ingestão excessiva de bebidas alcoólicas;

● Cuidado com animais, pois podem ocorrer esbarros e tropeços.