Geral

Programa integrado por FEF e Unicamp visa ao desenvolvimento da região



Programa integrado por FEF e Unicamp visa ao desenvolvimento da região
Após cerimônia de assinatura do convênio, representantes das instituições ressaltaram a oportunidade de crescimento para região Noroeste

Autoridades de Fernandópolis e região participaram, na noite de terça-feira, dia 17 de junho, da assinatura de um convênio entre a FEF (Fundação Educacional de Fernandópolis) e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) para implementação de um programa com o objetivo de estimular o desenvolvimento sustentável regional.
Dentre as ações previstas pelo convênio de cooperação mútua estão inclusos a criação de cursos, promoção de atividades empresariais, desenvolvimento de pesquisas, incentivo à abertura de novos negócios, a instalação de um núcleo tecnológico e a implantação de um pólo de comércio exterior.
Para a assinatura do convênio, esteve na FEF uma comissão da Unicamp que incluiu Fernando Arantes, coordenador do GGPE (Grupo Gestor de Projetos Educacionais da Unicamp) – que na ocasião representou o reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge –, Gustavo Zimmermann, do Instituto de Economia da Unicamp, Ulysses Cidade Semeghini, também do Instituto de Economia da Universidade de Campinas, Mirian Cristina Chenellato de Oliveira, gerente executiva do GGPE, Marcos Vinicius Ozores e Paulo Roberto Teixeira, assessores do gabinete do reitor da Unicamp.
“Com a assinatura deste convênio, temos a expectativa de dar início a uma parceria que trará muitos frutos a toda região. A Unicamp, assim como a FEF, possuem profissionais talentosos que vão trabalhar nesse projeto com o princípio da qualidade, excelência em conhecimento e atentos ao desenvolvimento e bem-estar de toda população da região”, disse Fernando Arantes.
O representante do reitor da Unicamp salientou ainda que a instituição colocará à disposição deste programa todo o conhecimento reunido em 40 anos de história, nos quais a Unicamp construiu 20 unidades de ensino pesquisa e extensão, onde hoje estudam 17 mil alunos de graduação, 16 alunos de pós-graduação e onde são atendidos cerca de 30 mil alunos em cursos de extensão. Arantes destacou ainda que de 1971 a 2006, aproximadamente 20 mil teses foram defendidas por alunos da Unicamp. E todo esse conhecimento estará, agora, à disposição do convênio com a FEF para a implantação de projetos de desenvolvimento regional.
“Há muito tempo ouvimos falar em interiorização do desenvolvimento, em trazer para o interior programas para geração de emprego e renda. Muitos planejaram esses programas. Mas para implantá-los, é necessária a ação conjunta entre governo e sociedade. E já percebemos que esses programas normalmente dão certo onde há instituições de ensino superior atuantes, pois elas são propulsoras desses projetos, inovando tecnologias e formando mão-de-obra especializada. E é isso que testemunhamos com esse convênio. O início de um trabalho verdadeiro e efetivo para o desenvolvimento da região”, ressaltou Luiz Vilar de Siqueira, presidente da FEF.
Um dos objetivos do programa é detectar as características de cada município da região e desenvolver projetos que possam apoiar prefeituras para o crescimento de cada cidade. Para tanto, uma pesquisa vai ser realizada para esta finalidade.
O evento de assinatura do convênio contou também com palestra do professor Gustavo Zimmermann, do Instituto de Economia da Unicamp, que explicou o conceito de desenvolvimento, exemplificando com casos reais. “Para haver desenvolvimento, primeiro é necessária uma boa base educacional, desde o ensino fundamental. Porque só há desenvolvimento onde as pessoas fazem investimentos, persistem e, principalmente, vêem a oportunidade de crescer. E são as pessoas com boa base educacional que enxergam essas oportunidades. Não há um caminho do desenvolvimento para ser trilhado. Há um caminho a ser construído.”
Dentre as atividades já programadas está a implantação de dois cursos. O de gestão educacional para a rede pública municipal tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de habilidades pessoais dos gestores da rede de ensino municipal, visando ao aperfeiçoamento das políticas para a melhoria do padrão de qualidade da gestão do ensino.
Já o curso de comércio exterior e desenvolvimento regional vai oferecer às empresas e aos profissionais ligados a toda cadeia de produção de bens e serviços na região um programa que possa prepará-los para atender e interagir no processo de comercialização internacional, com o objetivo de propiciar novas oportunidades de negócio para que, com isso, possam ampliar suas condições de sobrevivência e competitividade no mercado globalizado atual.