Geral

Programa Letra e Vida aprimora ensino municipal



O programa Letra e Vida, parceria entre Prefeitura e Secretaria Estadual de Educação é voltado para a leitura e escrita, priorizando trabalhos desenvolvidos pelos alunos em sala de aula. Para isso, capacita os educadores da rede municipal para o desenvolvimento de suas aulas, usando a aprendizagem voltada para a construção do conhecimento.
Em Fernandópolis, o curso foi ministrado pela formadora Maria Cirlei Pagliarani Branco, supervisora municipal de ensino. Professores de 1ª a 8ª série, diretores e coordenadores da Diretoria Municipal de Educação, participaram do treinamento e tiveram a oportunidade de colocá-lo em prática durante um Sarau de Poesias realizado na EMEF José Zantedeschi, dia 4 julho. Na ocasião, alunos de 1ª a 4ª séries da escola expuseram e declamaram poesias próprias e de autores conhecidos. Além disso, alunos da EMEF José Gaspar Ruas, desenvolveram a atividade “Brincadeiras e Jogos”, que também faz parte do Programa. O curso de aperfeiçoamento teve carga horária de 180h e a participação de 80 docentes.
Com a intenção de dar continuidade ao Programa, foi realizada uma reunião em São José do Rio Preto, dia 6 de julho, onde a formadora Maria Cirlei P. Branco e Sandra C. Jodas Badaró, ATP de Educação Infantil, discutiram a continuidade e o acompanhamento do Programa Letra e Vida com a formadora do Programa Letra e Vida, pólo de São José do Rio Preto, Ione Iaco Cardoso. De acordo com o resultado do encontro, o programa será acompanhado quinzenalmente por um pólo montado em Rio Preto que ficará responsável por toda nossa região. O encontro foi encabeçado pela coordenadora geral do Programa na Secretaria Estadual de Educação, Sonia Jorge.
Em conseqüência das ações firmadas em Rio preto, dia 6 de agosto, começa a 2ª etapa, destinada a 105 professores da Educação Infantil Municipal. A abertura acontece no Centro do Professorado Paulista (CPP) a partir das 20h.